Biodiversidade de parasitos da piranha vermelha Pygocentrus nattereri (Kner, 1858) (Characiformes; Serrasalmidae) e sua avaliação como bioindicadores na Amazônia Central / Aprigio Mota Morais.

Por: Morais, Aprigio MotaColaborador(es):Malta, José Celso de Oliveira [Orientador] | Varella, Angela Maria Bezerra [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2011Notas: v, 234 f. : il. colorAssunto(s): Pygocentrus nattereri | Parasitos de peixes | Bioindicadores | Metais pesados | Poluição aquática -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 597.52 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Tese (doutor) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011 Sumário: É descrita a fauna parasitária de Pygocentrus nattereri capturados em lagos de várzea da Amazônia Central. Foram adicionadas informações as descrições originais das espécies já descritas, citadas novas ocorrências e descrita uma nova espécie de Nematoda do gênero Philometra. Os lagos estudados foram: Baixio, Preto, Iauara, Ananá, Campina e Maracá, localizados entre as cidades de Manaus e Coari na Amazônia Central, em um trecho de aproximadamente 400 km. Foram coletados 355 P. nattereri durante quatro excursões de campo nos meses de março, junho, setembro e dezembro de 2008. Os peixes mediam em média 15,4cm ± 3,5 de comprimento total e pesavam 230,9g ± 2,7. Foram coletados e determinados, até o menor táxon possível, 52.664 espécimes de parasitos, divididos em 36 espécies pertencentes a 4 filos: Platyhelminthes, Acantocephala, Nematoda e Arthropoda destes 16 espécies de Monogenoidea; 1 de Cestoda; 2 de Digenea; 1 de Acantocephala; 6 de Nematoda; 3 de Copepoda; 5 de Branchiura; 1 uma de Pentastomida1 e de Isopoda. Elevou-se de 47 para 57 o número de espécies citadas para P. nattereri, é descrita uma nova espécie de Nematoda do gênero Philometra. Análises dos exemplares de Anacanthorus sp. indicaram ser uma espécie nova, porém o número de indivíduos foi muito pequeno para possibilitar a descrição. As novas ocorrências de parasitos em P. nattereri foram: Gyrodactylus sp. (Monogenoidea); Clinostomum marginatum e Austrodiplostomum compactum (Digenea); Neochinorrynchus sp. (Acantocephala); Capillaria sp., Anisakis sp., Pseudoproleptus sp. (Nematoda) e Dolops bidentata (Branchiura). A grande diversidade de espécies parasitas que utilizam P. nattereri como hospedeira indica o importante papel que essa espécie de peixe possui para a manutenção da biodiversidade nos lagos de várzea da Amazônia Central.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Tese (doutor) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011

É descrita a fauna parasitária de Pygocentrus nattereri capturados em lagos de várzea da Amazônia Central. Foram adicionadas informações as descrições originais das espécies já descritas, citadas novas ocorrências e descrita uma nova espécie de Nematoda do gênero Philometra. Os lagos estudados foram: Baixio, Preto, Iauara, Ananá, Campina e Maracá, localizados entre as cidades de Manaus e Coari na Amazônia Central, em um trecho de aproximadamente 400 km. Foram coletados 355 P. nattereri durante quatro excursões de campo nos meses de março, junho, setembro e dezembro de 2008. Os peixes mediam em média 15,4cm ± 3,5 de comprimento total e pesavam 230,9g ± 2,7. Foram coletados e determinados, até o menor táxon possível, 52.664 espécimes de parasitos, divididos em 36 espécies pertencentes a 4 filos: Platyhelminthes, Acantocephala, Nematoda e Arthropoda destes 16 espécies de Monogenoidea; 1 de Cestoda; 2 de Digenea; 1 de Acantocephala; 6 de Nematoda; 3 de Copepoda; 5 de Branchiura; 1 uma de Pentastomida1 e de Isopoda. Elevou-se de 47 para 57 o número de espécies citadas para P. nattereri, é descrita uma nova espécie de Nematoda do gênero Philometra. Análises dos exemplares de Anacanthorus sp. indicaram ser uma espécie nova, porém o número de indivíduos foi muito pequeno para possibilitar a descrição. As novas ocorrências de parasitos em P. nattereri foram: Gyrodactylus sp. (Monogenoidea); Clinostomum marginatum e Austrodiplostomum compactum (Digenea); Neochinorrynchus sp. (Acantocephala); Capillaria sp., Anisakis sp., Pseudoproleptus sp. (Nematoda) e Dolops bidentata (Branchiura). A grande diversidade de espécies parasitas que utilizam P. nattereri como hospedeira indica o importante papel que essa espécie de peixe possui para a manutenção da biodiversidade nos lagos de várzea da Amazônia Central.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha