Análise da dinâmica social do tanguará-de-cabeça-branca (Dixiphia pipra) em paisagens fragmentadas da Amazônia Central / Jaqueline Rizzi Fortuna.

Por: Fortuna, Jaqueline RizziColaborador(es):Anciães, Marina [Orientadora] | Farias, Izeni Pires [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2011Notas: 72 f. : il. colorAssunto(s): Dixiphia pipra | Marcadores microssatélites | Amplificação heteróloga | Fragmentação florestalClassificação Decimal de Dewey: 595.8 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011 Sumário: Os Pipridae são pequenos pássaros frugívoros distribuídos em florestas da região Neotropical. Uma característica marcante dos piprídeos são os machos com plumagens exuberantes que realizam danças no sistema de acasalamento em leques. Poucos marcadores moleculares foram desenvolvidos para estudos populacionais desta família. Como o desenvolvimento de novos marcadores microssatélites específicos tem custos altos e é laborioso, testamos a amplificação cruzada de 21 loci desenvolvidos para os piprídeos Chiroxiphia caudata, C. lanceolata e Manacus manacus em Dixiphia pipra. O sucesso de amplificação cruzada foi de 62%, e para os loci que amplificaram a heterozigosidade observada variou de 0.25000 a 0.80000 e a esperada de 0.22273 a 0.94192. No total oito marcadores apresentaram características desejadas como marcadores informativos para Dixiphia pipra, com 2 a 14 alelos por locus. Alguns loci foram testados para amplificação em outras espécies de Pipridae e aparentemente também são úteis para estudos populacionais. Selecionamos seis marcadores para estudo populacional de Dixiphia pipra que responderiam as perguntas de fluxo gênico, grau de parentesco e tamanho populacional efetivo em uma paisagem fragmentada no PDBFF, a ~80-km ao Norte de Manaus. A análise Bayesiana revelou que as dez localidades amostradas compreendem uma única população. O valor de parentesco (r) de indivíduos de paisagens contínuas e fragmentadas é similar com um leve desvio para os fragmentos florestais de 1 Ha, onde aparentemente é área de nidificação. Machos de leques de paisagem contínua e fragmentada apresentam os mesmos níveis de relacionamento. O tamanho populacional efetivo da paisagem como um todo foi de 102 indivíduos. Concluímos que a fragmentação florestal recente causou mudanças sutis nos índices mensurados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.8 F745a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0312

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011

Os Pipridae são pequenos pássaros frugívoros distribuídos em florestas da região Neotropical. Uma característica marcante dos piprídeos são os machos com plumagens exuberantes que realizam danças no sistema de acasalamento em leques. Poucos marcadores moleculares foram desenvolvidos para estudos populacionais desta família. Como o desenvolvimento de novos marcadores microssatélites específicos tem custos altos e é laborioso, testamos a amplificação cruzada de 21 loci desenvolvidos para os piprídeos Chiroxiphia caudata, C. lanceolata e Manacus manacus em Dixiphia pipra. O sucesso de amplificação cruzada foi de 62%, e para os loci que amplificaram a heterozigosidade observada variou de 0.25000 a 0.80000 e a esperada de 0.22273 a 0.94192. No total oito marcadores apresentaram características desejadas como marcadores informativos para Dixiphia pipra, com 2 a 14 alelos por locus. Alguns loci foram testados para amplificação em outras espécies de Pipridae e aparentemente também são úteis para estudos populacionais. Selecionamos seis marcadores para estudo populacional de Dixiphia pipra que responderiam as perguntas de fluxo gênico, grau de parentesco e tamanho populacional efetivo em uma paisagem fragmentada no PDBFF, a ~80-km ao Norte de Manaus. A análise Bayesiana revelou que as dez localidades amostradas compreendem uma única população. O valor de parentesco (r) de indivíduos de paisagens contínuas e fragmentadas é similar com um leve desvio para os fragmentos florestais de 1 Ha, onde aparentemente é área de nidificação. Machos de leques de paisagem contínua e fragmentada apresentam os mesmos níveis de relacionamento. O tamanho populacional efetivo da paisagem como um todo foi de 102 indivíduos. Concluímos que a fragmentação florestal recente causou mudanças sutis nos índices mensurados.

Área de concentração: Genética, Conservação e Biologia Evolutiva

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha