Taxonomia do complexo Pachycondyla foetida (Linnaeus, 1758) (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae) no Brasil / Itanna Oliveira Fernandes.

Por: Fernandes, Itanna OliveiraColaborador(es):Oliveira, Márcio Luiz [Orientador] | Delabie, Jacques Hubert Charles [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2011Notas: xiii, 100 f. : il. colorAssunto(s): Pachycondyla -- Brasil | Taxonomia | Morfometria | Chave de identificaçãoClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011 Sumário: O complexo Pachycondyla foetida é o segundo maior grupo de espécies dentro do gênero Pachycondyla, com 11 espécies registradas para a Região Neotropical, e quatro espécies registradas para o Brasil: Pachycondyla foetida, Pachycondyla inversa, Pachycondyla theresiae e Pachycondyla villosa. Apesar da revisão recente, a situação taxonômica do grupo ainda é confusa, constando sinonimizações recentes, além da ausência de análise de material-tipo para confirmação e determinação das espécies, ausência de castas para relacionar espécies, e uma análise da distribuição das espécies que compõem este complexo para o Brasil. Um estudo abrangendo dados morfológicos, morfométricos e ecológicos, juntamente com o empréstimo de material (tipo ou não) de museus se tornou um passo importante para a definição e esclarecimento das espécies que compõem o complexo foetida. O presente estudo acrescentou três novas espécies ao complexo foetida, além da descrição dos machos de P. curvinodis e P. inversa, até então desconhecidos. Foram designados lectótipos para P. villosa e P. inversa, chaves taxonômicas para operárias, fêmeas e machos foram confeccionadas, além de informações sobre a biologia das espécies P. villosa, P. inversa e P. curvinodis. Novas informações sobre a distribuição das espécies que compõem o complexo no Brasil foram atribuídas, incluindo o registro de P. curvinodis, sendo assim, o complexo passa a ter oito espécies registradas para o país, representando um avanço na taxonomia de um grupo, que apesar de muito estudado, era identificado erroneamente, devido aos problemas taxonômicos mal resolvidos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011

O complexo Pachycondyla foetida é o segundo maior grupo de espécies dentro do gênero Pachycondyla, com 11 espécies registradas para a Região Neotropical, e quatro espécies registradas para o Brasil: Pachycondyla foetida, Pachycondyla inversa, Pachycondyla theresiae e Pachycondyla villosa. Apesar da revisão recente, a situação taxonômica do grupo ainda é confusa, constando sinonimizações recentes, além da ausência de análise de material-tipo para confirmação e determinação das espécies, ausência de castas para relacionar espécies, e uma análise da distribuição das espécies que compõem este complexo para o Brasil. Um estudo abrangendo dados morfológicos, morfométricos e ecológicos, juntamente com o empréstimo de material (tipo ou não) de museus se tornou um passo importante para a definição e esclarecimento das espécies que compõem o complexo foetida. O presente estudo acrescentou três novas espécies ao complexo foetida, além da descrição dos machos de P. curvinodis e P. inversa, até então desconhecidos. Foram designados lectótipos para P. villosa e P. inversa, chaves taxonômicas para operárias, fêmeas e machos foram confeccionadas, além de informações sobre a biologia das espécies P. villosa, P. inversa e P. curvinodis. Novas informações sobre a distribuição das espécies que compõem o complexo no Brasil foram atribuídas, incluindo o registro de P. curvinodis, sendo assim, o complexo passa a ter oito espécies registradas para o país, representando um avanço na taxonomia de um grupo, que apesar de muito estudado, era identificado erroneamente, devido aos problemas taxonômicos mal resolvidos.

Área de concentração : Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha