Estudo taxonômico de Culex nigripalpus Theobald, 1901 (Diptera: Culicidae) com base em análises morfológicas e moleculares (Gene COI) / Rafaela Augusta Mouzinho Bordalo.

Por: Bordalo, Rafaela Augusta MouzinhoColaborador(es):Tadei, Wanderli Pedro [Orientador] | Sallum, Maria Alice Mureb [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2011Notas: 94 f. : il. colorAssunto(s): Culex nigripalpus | Morfologia | Gene COI | FilogenéticaClassificação Decimal de Dewey: 595.770415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011 Sumário: Nas áreas tropicais das Américas, Culex nigripalpus é atualmente considerada como vetora de algumas arboviroses humanas, no geral infecções aviárias que podem ser transmitidas ao homem e animais domésticos, como equinos. O estudo taxonômico baseado em características morfológicas e moleculares permite compreender se os indivíduos de uma mesma espécie presentes em diferentes regiões geográficas pertencem a uma única espécie ou compreendem um complexo de espécies. Este esclarecimento possibilita uma identificação precisa, sendo esta uma premissa básica para implantar qualquer medida de controle biológico. O DNA barcode da subunidade I do gene citocromo oxidase (COI) é reconhecidamente apropriado para identificar espécies de insetos, inclusive culicídeos. Este Gene já foi utilizado em diversos estudos com enfoque em identificação de espécies crípticas, estudos de populações, filogenia e filogeografia. O objetivo deste trabalho foi comparar morfológica e molecularmente indivíduos de C. nigripalpus oriundos da Flórida, Panamá e Guiana (denominado grupo dos EUA) com indivíduos do Brasil. Foram analisados doze machos adultos, vinte e seis genitálias masculinas, dezenove exúvias de larvas de quarto estádio (L4) e dezessete exúvias de pupas para os estudos morfológicos e vinte e dois indivíduos adultos para análise molecular, de diferentes regiões geográficas (Brasil e EUA). As análises morfológicas para os machos adultos, larvas de quarto estádio, pupa e genitália masculina não apontaram características específicas de indivíduos de uma determinada região geográfica, demonstrando que há uma elevada variação intraespecífica. As análises moleculares também demonstraram que os indivíduos são geneticamente semelhantes, embora os haplótipos encontrados para os indivíduos dos EUA estejam mais distantes dos haplótipos brasileiros. Os dados morfológicos e moleculares sugerem que a ampla distância geográfica dos espécimes analisados não representa uma elevada divergência morfológica e genética. Os resultados deste estudo sugerem que os indivíduos de C. nigripalpus analisados realmente constituem uma única espécie, embora seja necessário um número amostral mais elevado para dados conclusivos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.770415 B727e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0106

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011

Nas áreas tropicais das Américas, Culex nigripalpus é atualmente considerada como vetora de algumas arboviroses humanas, no geral infecções aviárias que podem ser transmitidas ao homem e animais domésticos, como equinos. O estudo taxonômico baseado em características morfológicas e moleculares permite compreender se os indivíduos de uma mesma espécie presentes em diferentes regiões geográficas pertencem a uma única espécie ou compreendem um complexo de espécies. Este esclarecimento possibilita uma identificação precisa, sendo esta uma premissa básica para implantar qualquer medida de controle biológico. O DNA barcode da subunidade I do gene citocromo oxidase (COI) é reconhecidamente apropriado para identificar espécies de insetos, inclusive culicídeos. Este Gene já foi utilizado em diversos estudos com enfoque em identificação de espécies crípticas, estudos de populações, filogenia e filogeografia. O objetivo deste trabalho foi comparar morfológica e molecularmente indivíduos de C. nigripalpus oriundos da Flórida, Panamá e Guiana (denominado grupo dos EUA) com indivíduos do Brasil. Foram analisados doze machos adultos, vinte e seis genitálias masculinas, dezenove exúvias de larvas de quarto estádio (L4) e dezessete exúvias de pupas para os estudos morfológicos e vinte e dois indivíduos adultos para análise molecular, de diferentes regiões geográficas (Brasil e EUA). As análises morfológicas para os machos adultos, larvas de quarto estádio, pupa e genitália masculina não apontaram características específicas de indivíduos de uma determinada região geográfica, demonstrando que há uma elevada variação intraespecífica. As análises moleculares também demonstraram que os indivíduos são geneticamente semelhantes, embora os haplótipos encontrados para os indivíduos dos EUA estejam mais distantes dos haplótipos brasileiros. Os dados morfológicos e moleculares sugerem que a ampla distância geográfica dos espécimes analisados não representa uma elevada divergência morfológica e genética. Os resultados deste estudo sugerem que os indivíduos de C. nigripalpus analisados realmente constituem uma única espécie, embora seja necessário um número amostral mais elevado para dados conclusivos.

Área de concentração : Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha