Padrões nos parâmetros biológicos de três espécies de aracus (Characiformes: Anostomidae) em lagos de várzea da Amazônia Central / Gislene Torrente-Vilara.

Por: Torrente-Vilara, GisleneColaborador(es):Bittencourt, Maria Mercedes [Orientador] | Zuanon, Jansen Alfredo Sampaio [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2003Notas: xvi, 90 f. : ilAssunto(s): Aracu -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 597.50724 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003 Sumário: Utilizando dados provenientes de três diferentes projetos nos lagos do Rei (a986, 1987 e 1988), Inácio (1990 e 1991) e Catalão (2000 e 2001) foram analisados parâmetros biológicos das espécies Schizodon fasciatum (aracu comum), Rhytiodius microlepis (aracu pau de negro) e Leporinus friderici (aracu caebça gorda) buscando observar padrões de respostas comuns destas espécies nos lagos de várzea da Amazônia Central, em relação à variação espaço-temporal. Os parâmetros biológicos analisados foram: estrutura em comprimento, proporção sexual, amplitude do período reprodutivo, comprimento médio de 1ª maturação sexual, relação peso-comprimento e fator de condição. A denominação "aracus" utilizada na pesca comercial, inclui espécies distintas quanto ao padrão de respostas às variações ambientais analisadas, o que indica a necessidade de definição de estratégias diferenciadas na elaboração de um manejo pesqueiro. De forma geral, observou-se que Schizodon fasciatum e Rhytiodus microlepis desenvolveram ciclos biológicos mais ajustados ao pulso de inundação, em função de um padrão de alimentação fortemente sazonal. Leporinus friderici apresentou um padrão diferenciado, tipicamente generalista, de ampla distribuição geográfica e mais ligada a rios que drenam ambientes de terra firme, com cilo biológico menos ajustado às variações do pulso de inundação. O tamanho de 1ª maturação sexual foi o parâmetro mais fortemente influenciado pelas variações espaciais para as três espécies, enquanto os demais parâmetros variaram conforme a área de vida da populaçõa. A atividade pesqueira pode ter relação com variações encontradas nos parâmetros de Rhytiodus microlepis, que mesmo não sendo importante comercialmente, parece reagir aos impactos da pesca sobre as populações das outras duas espécies.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50724 T692p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 03-0647

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003

Utilizando dados provenientes de três diferentes projetos nos lagos do Rei (a986, 1987 e 1988), Inácio (1990 e 1991) e Catalão (2000 e 2001) foram analisados parâmetros biológicos das espécies Schizodon fasciatum (aracu comum), Rhytiodius microlepis (aracu pau de negro) e Leporinus friderici (aracu caebça gorda) buscando observar padrões de respostas comuns destas espécies nos lagos de várzea da Amazônia Central, em relação à variação espaço-temporal. Os parâmetros biológicos analisados foram: estrutura em comprimento, proporção sexual, amplitude do período reprodutivo, comprimento médio de 1ª maturação sexual, relação peso-comprimento e fator de condição. A denominação "aracus" utilizada na pesca comercial, inclui espécies distintas quanto ao padrão de respostas às variações ambientais analisadas, o que indica a necessidade de definição de estratégias diferenciadas na elaboração de um manejo pesqueiro. De forma geral, observou-se que Schizodon fasciatum e Rhytiodus microlepis desenvolveram ciclos biológicos mais ajustados ao pulso de inundação, em função de um padrão de alimentação fortemente sazonal. Leporinus friderici apresentou um padrão diferenciado, tipicamente generalista, de ampla distribuição geográfica e mais ligada a rios que drenam ambientes de terra firme, com cilo biológico menos ajustado às variações do pulso de inundação. O tamanho de 1ª maturação sexual foi o parâmetro mais fortemente influenciado pelas variações espaciais para as três espécies, enquanto os demais parâmetros variaram conforme a área de vida da populaçõa. A atividade pesqueira pode ter relação com variações encontradas nos parâmetros de Rhytiodus microlepis, que mesmo não sendo importante comercialmente, parece reagir aos impactos da pesca sobre as populações das outras duas espécies.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha