Elementos-traços presentes no petróleo : bioacumulação em duas espécies de peixes comerciais da região do rio Urucu, AM / Nislanha Ana dos Anjos.

Por: Anjos, Nislanha Ana dosColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2003Notas: xiv, 78 f. : ilAssunto(s): Elementos traços -- Bioacumulação | Metais pesados -- Aspectos ambientais | Peixes -- Efeito da poluição da água | Urucu, Rio (AM)Classificação Decimal de Dewey: 597.01 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003 Sumário: O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de elementos-traços presentes no petróleo (cádmio, cromo, chumbo e selênio) em duas espécies de peixes comerciais (tucunaré e bodó) coletadas na região do Urucu. Os exemplares foram coletados em três pontos: Lago Grande (W 65º 05' 24,5" e S 04º 46' 38,2''), Lago Médio (W 65º 04' 55,1'' e S 04º 51' 46,7''), próximos à área de exploração de petróleo, e um à montante da base, denominada controle (W 65º 22' 48,4'' e S 04º 51' 46,7''). Foram feitas coletas de água e sedimento e de cada indivíduo foram retiradas amostras de brânquias, fígado e músculo esquelético, e comprimento padrão para avaliar se havia variação ontogenética intraespecífica. As análises de água e sedimento não detectarm diferenças da concentração de metais entre os lagos. Entretanto, houve diferença na concentração de metais dentro dos lagos. O sedimento acumulou muito mais Cd, Cr, Pb e Se que a água, sendo o Pb o elemento que mais acumulou no sedimento e o Se foi o elemento em maior concentração na água. Não foi encontrada relação significativa entre níveis de metais e o tamanho dos animais para as duas espécies. Os níveis de metais em peixes da região do Urucu parecem não oferecer nenhum risco à saúde das espécies analisadas e à de seus consumidores, baseados em níveis conhecidos que causam efeitos. Os níveis de metais foram mais altos no fígado e nas brânquias das duas espécies. Apesar disso os peixes analisados da região do Urucu apresentam níveis de Cd, Cr, Pb e Se dentro dos limites permissíveis de concentração. A biomagnificação ocorreu para Cr e Pb. O Cr esteve mais concentrado em brânquias de tucunaré e o Pb estava significativamente mais concentrado em músculo de tucunaré. Os elementos Cd e Se acumularam mais em fígado e músculo de bodó respectivamente.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.01 A599e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 03-0651

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003

O objetivo deste trabalho foi verificar a presença de elementos-traços presentes no petróleo (cádmio, cromo, chumbo e selênio) em duas espécies de peixes comerciais (tucunaré e bodó) coletadas na região do Urucu. Os exemplares foram coletados em três pontos: Lago Grande (W 65º 05' 24,5" e S 04º 46' 38,2''), Lago Médio (W 65º 04' 55,1'' e S 04º 51' 46,7''), próximos à área de exploração de petróleo, e um à montante da base, denominada controle (W 65º 22' 48,4'' e S 04º 51' 46,7''). Foram feitas coletas de água e sedimento e de cada indivíduo foram retiradas amostras de brânquias, fígado e músculo esquelético, e comprimento padrão para avaliar se havia variação ontogenética intraespecífica. As análises de água e sedimento não detectarm diferenças da concentração de metais entre os lagos. Entretanto, houve diferença na concentração de metais dentro dos lagos. O sedimento acumulou muito mais Cd, Cr, Pb e Se que a água, sendo o Pb o elemento que mais acumulou no sedimento e o Se foi o elemento em maior concentração na água. Não foi encontrada relação significativa entre níveis de metais e o tamanho dos animais para as duas espécies. Os níveis de metais em peixes da região do Urucu parecem não oferecer nenhum risco à saúde das espécies analisadas e à de seus consumidores, baseados em níveis conhecidos que causam efeitos. Os níveis de metais foram mais altos no fígado e nas brânquias das duas espécies. Apesar disso os peixes analisados da região do Urucu apresentam níveis de Cd, Cr, Pb e Se dentro dos limites permissíveis de concentração. A biomagnificação ocorreu para Cr e Pb. O Cr esteve mais concentrado em brânquias de tucunaré e o Pb estava significativamente mais concentrado em músculo de tucunaré. Os elementos Cd e Se acumularam mais em fígado e músculo de bodó respectivamente.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha