Elaboração de plano para conservação e manejo de aves e quelônios na Praia do Horizonte, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM / Fernando Loschiavo Raeder.

Por: Raeder, Fernando LoschiavoColaborador(es):Vogt, Richard Carl [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2003Notas: 48 f. : il. colorAssunto(s): Animais -- Manejo -- Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá | Aves -- Reprodução -- Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá | Quelônios -- Reprodução -- Reserva de Desenvolvimento Sustentável MamirauáClassificação Decimal de Dewey: 591.5264 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 2003 Sumário: Neste estudo foi elaborado um plano para manejo e conservação de aves (Phaetusa simplex e Rynchops niger) e quelônios (Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis e Podocnemis sextuberculata) que utilizam para reprodução a Praia do Horizonte, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), Médio Rio Solimões, Amazonas. Estas espécies possuem alto valor cinegético, e suas populações dentro da RDSM apresentam-se vulneráveis a perturbações antrópicas. O plano resultante tem como premissa sua aplicabilidade pelos próprios moradores da reserva. Como subsídio ao plano, os dois grupos foram investigados quanto a seu status reprodutivo no local. A coleta de dados foi realizada no período de água baixa do Rio Solimões (ago-dez) do ano de 2001. Para os quelônios foram registradas características obtidas por métodos não-manipulativos da cova (distancia percorrida pela fêmea ao local de postura, profundidade da cova e data de postura) que pudessem estar relacionadas com o sucesso da mesma, visando aumentar o recrutamento de indivíduos através da relocação de covas, porém não foi encontrada relação significativa neste aspecto, além de uma relação negativa entre data de postura e período de incubação (P=0,002). A comparação das características morfológicas dos filhotes deste local com outro dentro da RDSM (ANOVA P=0,000) sugere existirem populações reprodutivas distintas de P. sextuberculata na mesma reserva. Para as aves, foi elaborado um método para estimar a produção de ovos destas durante toda a temporada de nidificação, resultando num valor em 2001 de ± 26.000 ovos (83% P. simplex), em conjunto com um acompanhamento de grupos de 40 ninhos por espécie para diagnosticar o desempenho reprodutivo por casal (P. simplex: 2,17 ovos/ninhos, 24 dias de incubação; R. niger: 100% de abandono dos ninhos acompanhados). A agregação dos ninhos neste local é mais densa do que outros relatos lidando com as mesmas espécies. A agressividade de P. simplex pode ser responsável pela ausência de predação sobre covas e ninhos nesta praia. O conjunto de informações levantado permite recomendar ações para recuperação das populações de quelônios do Mamirauá, além de propor um sistema de exploração sustentável dos ovos das aves pela população humana local. Estas recomendações são uma contrapartida a um plano de manejo proposto anteriormente para a Praia do Horizonte e encontram-se justificadas neste volume.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 591.5264 R134e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0417

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 2003

Neste estudo foi elaborado um plano para manejo e conservação de aves (Phaetusa simplex e Rynchops niger) e quelônios (Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis e Podocnemis sextuberculata) que utilizam para reprodução a Praia do Horizonte, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), Médio Rio Solimões, Amazonas. Estas espécies possuem alto valor cinegético, e suas populações dentro da RDSM apresentam-se vulneráveis a perturbações antrópicas. O plano resultante tem como premissa sua aplicabilidade pelos próprios moradores da reserva. Como subsídio ao plano, os dois grupos foram investigados quanto a seu status reprodutivo no local. A coleta de dados foi realizada no período de água baixa do Rio Solimões (ago-dez) do ano de 2001. Para os quelônios foram registradas características obtidas por métodos não-manipulativos da cova (distancia percorrida pela fêmea ao local de postura, profundidade da cova e data de postura) que pudessem estar relacionadas com o sucesso da mesma, visando aumentar o recrutamento de indivíduos através da relocação de covas, porém não foi encontrada relação significativa neste aspecto, além de uma relação negativa entre data de postura e período de incubação (P=0,002). A comparação das características morfológicas dos filhotes deste local com outro dentro da RDSM (ANOVA P=0,000) sugere existirem populações reprodutivas distintas de P. sextuberculata na mesma reserva. Para as aves, foi elaborado um método para estimar a produção de ovos destas durante toda a temporada de nidificação, resultando num valor em 2001 de ± 26.000 ovos (83% P. simplex), em conjunto com um acompanhamento de grupos de 40 ninhos por espécie para diagnosticar o desempenho reprodutivo por casal (P. simplex: 2,17 ovos/ninhos, 24 dias de incubação; R. niger: 100% de abandono dos ninhos acompanhados). A agregação dos ninhos neste local é mais densa do que outros relatos lidando com as mesmas espécies. A agressividade de P. simplex pode ser responsável pela ausência de predação sobre covas e ninhos nesta praia. O conjunto de informações levantado permite recomendar ações para recuperação das populações de quelônios do Mamirauá, além de propor um sistema de exploração sustentável dos ovos das aves pela população humana local. Estas recomendações são uma contrapartida a um plano de manejo proposto anteriormente para a Praia do Horizonte e encontram-se justificadas neste volume.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha