Diversidade e distribuição da comunidade zooplanctônica em diferentes lagos de várzea na bacia amazônica, Amazonas - Brasil / Leila Cristina Almeida de Sousa.

Por: Sousa, Leila Cristina Almeida deColaborador(es):Hardy, Elsa Rodrigues [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2003Notas: 51 fAssunto(s): Cladocera | Rotifera | Zooplâncton -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 592 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003 Sumário: Foram estudados 15 lagos de várzea distribuídos no sistema Solimões/Amazonas, entre a região do rio Içá-Tefé, Coari e Manaus-Parintins. O zooplâncton foi coletado no período de águas altas (julho) no ano de 2000. Para isso utilizou-se urna rede de plâncton de 30 cm, com abertura de maIha de 55µm, fazendo-se arrastos horizontais na coluna d'água. As coletas foram realizadas em dois ambientes de cada lago, região limnética e floresta alagada. Esse material foi fixado com formol a 6%. Simultaneamente, foram tomados medidas de profundidade, temperatura da água, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido. Foram estudados os Rotifera e Cladocera. A maior riqueza foi registrada para os rotíferos representados por 104 táxons e os cladóceros por 36 táxons. As famílias que apresentaram táxons mais abundantes e freqüentes foram, Lecanidae, Brachionidae e Trichocercidae. Para os cladóceros, as famílias, Moinidae, Bosmonidae e algumas espécies da família Chydoridae foram abundantes e freqüentes. A maior contribuição percentual dos organismos ocorreu na região limnética dos lagos. As ANOVAs realizadas entre os lagos e os valores de abundância não mostrou diferença significativa entre esses fatores. Os valores dos índices de diversidade foram maiores para a região limnética. Somente urn lago apresentou o valor de eqüitabilidade E = 1.0, indicando que na maioria dos lagos pode estar havendo urna superposição de nichos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 592 S725d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0198

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003

Foram estudados 15 lagos de várzea distribuídos no sistema Solimões/Amazonas, entre a região do rio Içá-Tefé, Coari e Manaus-Parintins. O zooplâncton foi coletado no período de águas altas (julho) no ano de 2000. Para isso utilizou-se urna rede de plâncton de 30 cm, com abertura de maIha de 55µm, fazendo-se arrastos horizontais na coluna d'água. As coletas foram realizadas em dois ambientes de cada lago, região limnética e floresta alagada. Esse material foi fixado com formol a 6%. Simultaneamente, foram tomados medidas de profundidade, temperatura da água, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido. Foram estudados os Rotifera e Cladocera. A maior riqueza foi registrada para os rotíferos representados por 104 táxons e os cladóceros por 36 táxons. As famílias que apresentaram táxons mais abundantes e freqüentes foram, Lecanidae, Brachionidae e Trichocercidae. Para os cladóceros, as famílias, Moinidae, Bosmonidae e algumas espécies da família Chydoridae foram abundantes e freqüentes. A maior contribuição percentual dos organismos ocorreu na região limnética dos lagos. As ANOVAs realizadas entre os lagos e os valores de abundância não mostrou diferença significativa entre esses fatores. Os valores dos índices de diversidade foram maiores para a região limnética. Somente urn lago apresentou o valor de eqüitabilidade E = 1.0, indicando que na maioria dos lagos pode estar havendo urna superposição de nichos.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha