Relação da periodicidade de inundação com o incremento anual em Macrolobium (Caesalpinaceae) através dos anéis de crescimento em áreas de igapó (rio Negro) na Amazônia Central / Fernando Cruz Frickmann.

Por: Frickmann, Fernando CruzColaborador(es):Forsberg, Bruce [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 2003Notas: ix, 39 f. : il. color., mapaAssunto(s): Anéis de crescimento (Botânica) | Arvores -- Crescimento | Inundaçoes -- Amazônia | Macrolobium acaciaefolium | Negro, Rio -- Nível de águaClassificação Decimal de Dewey: 582.1605 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003 Sumário: Pouco se sabe sobre anéis de crescimento em árvoresTropicais. este estudo foi realizado em três sítios localizados no Rio Negro próximos a cidade de Manaus: Lago Cururu, Lago Bom Jardim e Tarumã-Mirim. Foi determinada a variação do incremento anual em 28 "Araparis" (Macrolobium acaciaefolium Benth. Caeslpinaceae) e sua relação com o conceito de teoria de pulso. A relação da variação do incremento anual com a Precipitação Total também elavada foi levada em conta. As medidas cobriram um período de 1982 a 2002 e os corpos de prova possuíram 9mm de diâmetro e 4cm de comprimento. Para precipitação também dividimos o ano em dois períodos: de junho a novembro (seco) e de dezembro a maio (chuva). Em geral não foram encontrados resultados significativos (p0.05) entre o incremento anual e a periodicidade de inundação (PI). Também não foram encontrados resultados significativos tanto para Precipitação Total (PP) como para período de menor índice pluviométrico. Isto indica que a periodicidade de inundação e a estação seca não afetam o crescimento do Macrolobium. Muitos fatores podem influenciar as larguras dos aneis de crescimento como tipo de solo e o comprimento do dia, por exemplo. VariaçSes entre árvores do mesmo sítio amostral foram observadas. O método aplicado demonstrou potencial para reconstituir variaçSes nos fatores abióticos a médio/curto prazo. Outra vantagem demonstrada foi a conservação do habitat assim como a preservação das árvores estudadas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 582.1605 F897r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 03-0947

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003

Pouco se sabe sobre anéis de crescimento em árvoresTropicais. este estudo foi realizado em três sítios localizados no Rio Negro próximos a cidade de Manaus: Lago Cururu, Lago Bom Jardim e Tarumã-Mirim. Foi determinada a variação do incremento anual em 28 "Araparis" (Macrolobium acaciaefolium Benth. Caeslpinaceae) e sua relação com o conceito de teoria de pulso. A relação da variação do incremento anual com a Precipitação Total também elavada foi levada em conta. As medidas cobriram um período de 1982 a 2002 e os corpos de prova possuíram 9mm de diâmetro e 4cm de comprimento. Para precipitação também dividimos o ano em dois períodos: de junho a novembro (seco) e de dezembro a maio (chuva). Em geral não foram encontrados resultados significativos (p0.05) entre o incremento anual e a periodicidade de inundação (PI). Também não foram encontrados resultados significativos tanto para Precipitação Total (PP) como para período de menor índice pluviométrico. Isto indica que a periodicidade de inundação e a estação seca não afetam o crescimento do Macrolobium. Muitos fatores podem influenciar as larguras dos aneis de crescimento como tipo de solo e o comprimento do dia, por exemplo. VariaçSes entre árvores do mesmo sítio amostral foram observadas. O método aplicado demonstrou potencial para reconstituir variaçSes nos fatores abióticos a médio/curto prazo. Outra vantagem demonstrada foi a conservação do habitat assim como a preservação das árvores estudadas.

ãrea de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha