Efeito do pH da água sobre os parâmetros hematológicos, eletrólitos e equilíbrio ácido-base do sangue arterial de Colossoma macropomum / Oscar Tadeu Ferreira da Costa.

Por: Costa, Oscar Tadeu Ferreira daColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1995Notas: 108 f. : ilAssunto(s): Hematologia veterinária | Tambaqui -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.0929 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1995 Sumário: A regulação iônica e ácido-base e os parâmetros hematológicos do sangue arterial foram avaliados em Colossoma macropomum após 24h de exposição aos pHs ácidos 3, 4, 5 e 6 e aos pHs alcalinos 8, 9 e 10 e comparados com um grupo controle em pH 7. Este intervalo de pH pode facilmente ocorrer na natureza ou em tanques de piscicultura causando distúrbios fisiológicos nos peixes. Colossoma macropomum é capaz de restringir as perdas de Na+ em pHs ácidos. Esta habilidade, comum para as espécies ácido-resistentes, não impediu que distúrbios osmóticos surgissem no sangue como, por exemplo, hemoconcentração por aumento nos níveis de proteínas totais do plasma . Em pH 3, a acidose respiratória foi parcialmente compensada pelo aumento no bicarbonato plasmático. Além disso, a regulação ácido-base intracelular impediu qualquer alteração no pH deste compartimento. Na exposição alcalina, os distúrbios iônicos e ácido-base foram mais severos. Hemoconcentração também ocorreu em todos os peixes. O decréscimo nos níveis de bicarbonato nos pHs 8 e 9 refletiu a resposta de C. macropomum à alcalose respiratória induzida pela queda na PCO2 do sangue. Contudo, a exposição ao pH 10 foi extremamente severa por induzir complexos distúrbios metabólicos e respiratórios. Assim, esta espécie responde a desordens respiratórias por mudanças nos níveis de bicarbonatos plasmáticos quando o pH da água excede o intervalo 4-9.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.0929 C837e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0068

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1995

A regulação iônica e ácido-base e os parâmetros hematológicos do sangue arterial foram avaliados em Colossoma macropomum após 24h de exposição aos pHs ácidos 3, 4, 5 e 6 e aos pHs alcalinos 8, 9 e 10 e comparados com um grupo controle em pH 7. Este intervalo de pH pode facilmente ocorrer na natureza ou em tanques de piscicultura causando distúrbios fisiológicos nos peixes. Colossoma macropomum é capaz de restringir as perdas de Na+ em pHs ácidos. Esta habilidade, comum para as espécies ácido-resistentes, não impediu que distúrbios osmóticos surgissem no sangue como, por exemplo, hemoconcentração por aumento nos níveis de proteínas totais do plasma . Em pH 3, a acidose respiratória foi parcialmente compensada pelo aumento no bicarbonato plasmático. Além disso, a regulação ácido-base intracelular impediu qualquer alteração no pH deste compartimento. Na exposição alcalina, os distúrbios iônicos e ácido-base foram mais severos. Hemoconcentração também ocorreu em todos os peixes. O decréscimo nos níveis de bicarbonato nos pHs 8 e 9 refletiu a resposta de C. macropomum à alcalose respiratória induzida pela queda na PCO2 do sangue. Contudo, a exposição ao pH 10 foi extremamente severa por induzir complexos distúrbios metabólicos e respiratórios. Assim, esta espécie responde a desordens respiratórias por mudanças nos níveis de bicarbonatos plasmáticos quando o pH da água excede o intervalo 4-9.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha