Contribuição ao conhecimento da biologia de Latrodectus geographicus Hasselt, 1888 (Araneae: Theridiidae) / Maurício Araújo Mendonça.

Por: Mendonça, Maurício AraújoColaborador(es):Arias, Jorge R [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1979Notas: 50 f. : ilAssunto(s): Viúva-negra (Aranha) -- Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.44 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1979 Sumário: A observação de caracteres morfológicos das viúvas-negras da região de Manaus mostrou uma certa variabilidade. Após comparação com dados bibliográficos constatou-se que existem diferenças relevantes entre elas e as ilustrações creditadas a L. curacaviensis, admitindo-se assim tratar da espécie L. geographicus. Devido a necessidade de observações de aspectos biológicos básicos para uma definição mais segura das espécies do grupo, foram realizados na BR 174, km 44-46, de aspectos ecológicos, descrevendo-se habitat, estrutura e padrão das teias, alimento utilizado e relações com parasitas. Ainda são descritos comportamentos básicos de corte e cópula, oviposição e confecção da ooteca e de aspectos do desenvolvimento pós embrionária, como tempo de desenvolvimento e tamanho dos estádios. A descrição da estrutura do palpo de machos adultos também indica diferenças entre L. geographicus e outras espécies do gênero.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.44 M539c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 79-2171
Livro Livro
Dissertação T 595.44 M539c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1426

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1979

A observação de caracteres morfológicos das viúvas-negras da região de Manaus mostrou uma certa variabilidade. Após comparação com dados bibliográficos constatou-se que existem diferenças relevantes entre elas e as ilustrações creditadas a L. curacaviensis, admitindo-se assim tratar da espécie L. geographicus. Devido a necessidade de observações de aspectos biológicos básicos para uma definição mais segura das espécies do grupo, foram realizados na BR 174, km 44-46, de aspectos ecológicos, descrevendo-se habitat, estrutura e padrão das teias, alimento utilizado e relações com parasitas. Ainda são descritos comportamentos básicos de corte e cópula, oviposição e confecção da ooteca e de aspectos do desenvolvimento pós embrionária, como tempo de desenvolvimento e tamanho dos estádios. A descrição da estrutura do palpo de machos adultos também indica diferenças entre L. geographicus e outras espécies do gênero.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha