Ocorrência e características de Azospirillum spp. no solo e nas raízes de gramíneas na Amazônia Central / Neuza Massae Asakawa.

Por: Asakawa, Neuza MassaeColaborador(es):Sylvester-Bradley, Rosemary [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1979Notas: 57 fAssunto(s): Azospirillum -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 589.9 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 1979 Sumário: Foi feito um levantamento da ocorrência de Azospirillum spp., bactéria fixadora de nitrogênio (N2), no solo e associadas com as raízes de três espécies de gramíneas: Axonopus cf humidicola, Brachiaria humidicola (Rendle) Schweickerdt e Panicum maximum Jacq. na Amazônia Central. Formação de película abaixo da superfície ( 1 a 2 mm) e redução de acetileno por culturas de enriquecimento (meio NFb semi-sólido, com malato), além de exame de microscópio, foram os critérios usados para a determinação da presença de Azospirillum spp. O número dessas bactérias foi determinado pelo método das diluições sucessivas (número mais provável). O desenvolvimento de Azospirillum spp. em culturas de enriquecimento foi testado em diferentes tempos e temperaturas de incubação. Diferentes sítios de ocorrência (solo, raiz + rizosfera e raiz lavada) foram analisados com os possíveis efeitos de gramíneas, ciclo de crescimento da gramínea e fatores do solo (efeito de fertilizantes). Foram feitos também testes fisiológicos para determinar a classificação taxonômica de estirpes de Azospirillum isoladas de diferentes sítios da gramínea Axonopus cf humidicola.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 589.9 A798o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0441
Livro Livro
Dissertação T 589.9 A798o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0003

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM 1979

Foi feito um levantamento da ocorrência de Azospirillum spp., bactéria fixadora de nitrogênio (N2), no solo e associadas com as raízes de três espécies de gramíneas: Axonopus cf humidicola, Brachiaria humidicola (Rendle) Schweickerdt e Panicum maximum Jacq. na Amazônia Central. Formação de película abaixo da superfície ( 1 a 2 mm) e redução de acetileno por culturas de enriquecimento (meio NFb semi-sólido, com malato), além de exame de microscópio, foram os critérios usados para a determinação da presença de Azospirillum spp. O número dessas bactérias foi determinado pelo método das diluições sucessivas (número mais provável). O desenvolvimento de Azospirillum spp. em culturas de enriquecimento foi testado em diferentes tempos e temperaturas de incubação. Diferentes sítios de ocorrência (solo, raiz + rizosfera e raiz lavada) foram analisados com os possíveis efeitos de gramíneas, ciclo de crescimento da gramínea e fatores do solo (efeito de fertilizantes). Foram feitos também testes fisiológicos para determinar a classificação taxonômica de estirpes de Azospirillum isoladas de diferentes sítios da gramínea Axonopus cf humidicola.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha