Fatores entomológicos envolvidos na transmissão de malária em comunidades da área de abrangência da hidrelétrica de Curuá-Una, Santarém, estado do Pará, Brasil / Lorena Loureiro Coelho.

Por: Coelho, Lorena LoureiroColaborador(es):Tadei, Wanderli Pedro [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2010Notas: 128 p´Assunto(s): Anopheles | Malária -- Transmissão | Malária -- Santarém(PA)Classificação Decimal de Dewey: 595.77 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010 Sumário: Um Inquérito entomológico foi realizado na área de influência da Hidrelétrica de Curuá-una, Estado do Pará, para estudar a ocorrência e o comportamento das espécies de Anopheles. Foram analisadas as fichas do 9º Centro Regional de Saúde (9ºCRS/SESPA) e obtidos dados sobre a incidência, distribuição e comportamento das espécies de interesse epidemiológico, bem como sobre a infectividade dos anofelinos. O estudo foi conduzido de julho de 2008 a dezembro de 2009 em localidades situadas à montante e à jusante da Hidrelétrica de Curuá-una. Foram realizadas capturas de formas adultas (alados) e formas imaturas (larvas de 3º e 4º estádio). Os exemplares adultos foram coletados com capturador de Castro nos ambientes intra e peridomiciliares, no período das 18h às 22h e 18 às 06h. Após a identificação, os espécimes foram avaliadas para verificar a taxa de infecção natural para Plasmodium sp. por meio da técnica de PCR. Considerando as duas áreas de estudo - montante e jusante da barragem, a identificação dos espécimes colecionados possibilitou o registro de 12 espécies de anofelinos. Do total de 6.715 espécimes, 6.534 eram exemplares adultos e 181 consistiram em formas imaturas. As espécies estão distribuídas em três gêneros; Nyrssorhynchus, Anopheles e Stethomya. Anopheles albitarsis foi a espécie predominante, sendo que Anopheles darlingi foi a segunda mais frequente. De maneira geral, os anofelinos foram encontrados com maior freqüência em ambiente peridomiciliar. Anopheles darlingi possuiu a freqüência horária concentrada entre 19-20h e 21-22h, sendo o mesmo padrão observado à jusante. Das 317 amostras (pools) analisadas, nove foram positivas para Plasmodium vivax, sendo sete para A. darlingi, uma para A. albitarsis e uma para Anopheles nuneztovari. Com base nos resultados foi possível constatar que as populações de A. darlingi predominam no peridomicílio e atividade hematofágica contínua durante à noite. Em capturas de 12 horas a espécie também foi registrada durante todo os horários. Foi constatada uma freqüência muito baixa de larvas nos criadouros . Os índices de antropofilia e zoofilia constatados permitem verificar que A. darlingi mostra acentuada antropofilia em comparação com A. nuneztovari que mostra acentuada zoofilia. O estudo destes fatores entomológicos possibilitaram equacionar a dinâmica de transmissão da malária no âmbito da área de influência da Hidrelétrica de Curuá-una.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.77 C672f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 11-0422

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010

Um Inquérito entomológico foi realizado na área de influência da Hidrelétrica de Curuá-una, Estado do Pará, para estudar a ocorrência e o comportamento das espécies de Anopheles. Foram analisadas as fichas do 9º Centro Regional de Saúde (9ºCRS/SESPA) e obtidos dados sobre a incidência, distribuição e comportamento das espécies de interesse epidemiológico, bem como sobre a infectividade dos anofelinos. O estudo foi conduzido de julho de 2008 a dezembro de 2009 em localidades situadas à montante e à jusante da Hidrelétrica de Curuá-una. Foram realizadas capturas de formas adultas (alados) e formas imaturas (larvas de 3º e 4º estádio). Os exemplares adultos foram coletados com capturador de Castro nos ambientes intra e peridomiciliares, no período das 18h às 22h e 18 às 06h. Após a identificação, os espécimes foram avaliadas para verificar a taxa de infecção natural para Plasmodium sp. por meio da técnica de PCR. Considerando as duas áreas de estudo - montante e jusante da barragem, a identificação dos espécimes colecionados possibilitou o registro de 12 espécies de anofelinos. Do total de 6.715 espécimes, 6.534 eram exemplares adultos e 181 consistiram em formas imaturas. As espécies estão distribuídas em três gêneros; Nyrssorhynchus, Anopheles e Stethomya. Anopheles albitarsis foi a espécie predominante, sendo que Anopheles darlingi foi a segunda mais frequente. De maneira geral, os anofelinos foram encontrados com maior freqüência em ambiente peridomiciliar. Anopheles darlingi possuiu a freqüência horária concentrada entre 19-20h e 21-22h, sendo o mesmo padrão observado à jusante. Das 317 amostras (pools) analisadas, nove foram positivas para Plasmodium vivax, sendo sete para A. darlingi, uma para A. albitarsis e uma para Anopheles nuneztovari. Com base nos resultados foi possível constatar que as populações de A. darlingi predominam no peridomicílio e atividade hematofágica contínua durante à noite. Em capturas de 12 horas a espécie também foi registrada durante todo os horários. Foi constatada uma freqüência muito baixa de larvas nos criadouros . Os índices de antropofilia e zoofilia constatados permitem verificar que A. darlingi mostra acentuada antropofilia em comparação com A. nuneztovari que mostra acentuada zoofilia. O estudo destes fatores entomológicos possibilitaram equacionar a dinâmica de transmissão da malária no âmbito da área de influência da Hidrelétrica de Curuá-una.

Área de concentração: Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha