Análise das relaçoes entre espécies do grupo Quadrifidum, subgênero Simulium (Psaroniocompsa) (Diptera, Simuliidae) utilizando o gene Citocromo Oxidase I / Alessandra Cunegondes.

Por: Cunegondes, AlessandraColaborador(es):Hamada, Neusa [Orientadora] | Kaminski, Ana Claudia [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2010Notas: x, 47 f. : ilAssunto(s): Simuliidae neotropicais | Gene mitocondrial | Neighbour Joining (método) | TaxonomiaClassificação Decimal de Dewey: 595.770415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010 Sumário: Os conhecimentos taxonômicos sobre Simuliidae (Diptera) na regiao Neotropical têm avançado significativamente nos últimos anos. No Brasil, onde três gêneros foram registrados, a maioria das espécies se encontra no gênero Simulium, distribuídas em oito subgêneros. Apesar do avanço taxonômico, ferramentas moleculares ainda sao pouco utilizadas em estudos sobre esses organismos. O seqüenciamento de fragmentos de genes permite a avaliaçao direta de polimorfismos de DNA, fornecendo dados para realizar inferências sobre as relaçoes entre espécies. O método de "DNA barcoding", sistema de identificaçao baseado na diversidade de uma parte da seqüência da subunidade I citocromo oxidase (COI), representa um método promissor para o diagnóstico da diversidade biológica facilitando a delimitaçao de espécies crípticas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi caracterizar geneticamente o grupo de espécies Quadrifidum, do subgênero S. (Psaroniocompsa) utilizando um fragmento do gene COI e também, verificar se esse gene é útil para identificar espécies pertencentes ao subgênero S. (Psaroniocompsa), incluídas no presente estudo. Os espécimes foram coletados no campo, preservados em álcool 100% e mantidos refrigerados até a análise molecular. O DNA total foi isolado, as seqüências do gene COI foram amplificadas por "Polymerase Chain Reaction" (PCR) e posteriormente purificadas; o seqüenciamento foi feito em seqüenciador MegaBace 1000. As seqüências obtidas foram comparadas quanto à distância entre espécies com o modelo Kimura-2-Parâmetros (K2P). A partir destas distâncias foi gerada uma árvore filogenética. Os resultados do presente estudo nao corroboram a monofilia do grupo Quadrifidum, uma vez que algumas de suas espécies foram agrupadas a espécies pertencentes a outros grupos de espécies do subgênero S. (Psaroniocompsa). No geral, as espécies analisadas foram posicionadas num mesmo grupo, indicando que essa técnica é útil para identificar espécies desse subgênero.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010

Os conhecimentos taxonômicos sobre Simuliidae (Diptera) na regiao Neotropical têm avançado significativamente nos últimos anos. No Brasil, onde três gêneros foram registrados, a maioria das espécies se encontra no gênero Simulium, distribuídas em oito subgêneros. Apesar do avanço taxonômico, ferramentas moleculares ainda sao pouco utilizadas em estudos sobre esses organismos. O seqüenciamento de fragmentos de genes permite a avaliaçao direta de polimorfismos de DNA, fornecendo dados para realizar inferências sobre as relaçoes entre espécies. O método de "DNA barcoding", sistema de identificaçao baseado na diversidade de uma parte da seqüência da subunidade I citocromo oxidase (COI), representa um método promissor para o diagnóstico da diversidade biológica facilitando a delimitaçao de espécies crípticas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi caracterizar geneticamente o grupo de espécies Quadrifidum, do subgênero S. (Psaroniocompsa) utilizando um fragmento do gene COI e também, verificar se esse gene é útil para identificar espécies pertencentes ao subgênero S. (Psaroniocompsa), incluídas no presente estudo. Os espécimes foram coletados no campo, preservados em álcool 100% e mantidos refrigerados até a análise molecular. O DNA total foi isolado, as seqüências do gene COI foram amplificadas por "Polymerase Chain Reaction" (PCR) e posteriormente purificadas; o seqüenciamento foi feito em seqüenciador MegaBace 1000. As seqüências obtidas foram comparadas quanto à distância entre espécies com o modelo Kimura-2-Parâmetros (K2P). A partir destas distâncias foi gerada uma árvore filogenética. Os resultados do presente estudo nao corroboram a monofilia do grupo Quadrifidum, uma vez que algumas de suas espécies foram agrupadas a espécies pertencentes a outros grupos de espécies do subgênero S. (Psaroniocompsa). No geral, as espécies analisadas foram posicionadas num mesmo grupo, indicando que essa técnica é útil para identificar espécies desse subgênero.

Área de concentração: Genética, Conservação e Biologia Evolutiva.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha