Relações vetor-hospedeiro de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae), em piaçabais do médio rio Negro, Amazonas, Brasil / Gersonval Leandro da Silva Monte.

Por: Monte, Gersonval Leandro da SilvaColaborador(es):Barrett, Toby Vincent [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2010Notas: viii, 39 f. : il. colorAssunto(s): Triatominae | Barbeiro (inseto) | Rhodnius brethesi | Negro, Médio Rio (Regiao) | Relaçao hospedeiro-parasitaClassificação Decimal de Dewey: 595.75 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010 Sumário: Rhodnius brethesi Matta,1919 está entre as espécies de Triatominae da Amazônia com grande importância epidemiológica, especialmente nas regioes do médio e alto Rio Negro, por serem vetores de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma rangeli Tejera,1920. R. brethesi encontra-se associado à palmeira Leopoldinia piassaba Wallace, a qual representa uma importante fonte de renda para os habitantes daquelas regioes. Com o objetivo de identificar os hemoparasitas em R. brethesi e na fauna de répteis associada às piaçabeiras do médio Rio negro, foram realizadas duas excursoes para coleta de R. brethesi utilizando; armadilhas Noireau, CDC, Lençol iluminado com luz mista de mercúrio e tungstênio e busca ativa com dissecaçao das piaçabeiras; foram analisadas as glândulas salivares, hemolinfa e conteúdo intestinal de 103 exemplares de R. brethesi. A fauna de répteis associada foi registrada por meio de fotos digitais com captura manual para coleta de sangue e pesquisa de seus hemoparasitas. Nos répteis foram encontrados apenas representantes da ordem Squamata, cinco espécies: Thecadactylus rapicauda (Houttuyn, 1782); Gonatodes humeralis (Guichenot, 1855); Anolis nitens (Wagler, 1830); Leptodeira annulata (Linnaeus, 1758); Bothrops atrox (Linnaeus, 1758). Quanto a seus hemoparasitas foram encontrados microfilárias e plasmódios, contudo, nao foi possível estabelecer uma relaçao de vetor-hospedeiro com os exemplares de R. brethesi capturados no mesmo ambiente. Em ninfas e adultos, o índice de positividade para T. rangeli na hemolinfa foi de 1,9 %, glândulas salivares 0,9 %, nao sendo encontradas formas tripomastigotas no conteúdo intestinal. Para hemogregarinas foram encontrados índices de 3,8 % na hemolinfa, 3,8 % no intestino e 2,9 % na glândula salivar. O repasto das ninfas em répteis representou valores próximos de 50%. Estes resultados mostram que a fauna de répteis consiste numa fonte sangüínea igualmente requisitada para o desenvolvimento de R. brethesi, o que justificaria os baixos índices de positividade parasitária encontrados para T. rangeli nestes Triatominae.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.75 M772r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 10-0256

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2010

Rhodnius brethesi Matta,1919 está entre as espécies de Triatominae da Amazônia com grande importância epidemiológica, especialmente nas regioes do médio e alto Rio Negro, por serem vetores de Trypanosoma cruzi Chagas, 1909 e Trypanosoma rangeli Tejera,1920. R. brethesi encontra-se associado à palmeira Leopoldinia piassaba Wallace, a qual representa uma importante fonte de renda para os habitantes daquelas regioes. Com o objetivo de identificar os hemoparasitas em R. brethesi e na fauna de répteis associada às piaçabeiras do médio Rio negro, foram realizadas duas excursoes para coleta de R. brethesi utilizando; armadilhas Noireau, CDC, Lençol iluminado com luz mista de mercúrio e tungstênio e busca ativa com dissecaçao das piaçabeiras; foram analisadas as glândulas salivares, hemolinfa e conteúdo intestinal de 103 exemplares de R. brethesi. A fauna de répteis associada foi registrada por meio de fotos digitais com captura manual para coleta de sangue e pesquisa de seus hemoparasitas. Nos répteis foram encontrados apenas representantes da ordem Squamata, cinco espécies: Thecadactylus rapicauda (Houttuyn, 1782); Gonatodes humeralis (Guichenot, 1855); Anolis nitens (Wagler, 1830); Leptodeira annulata (Linnaeus, 1758); Bothrops atrox (Linnaeus, 1758). Quanto a seus hemoparasitas foram encontrados microfilárias e plasmódios, contudo, nao foi possível estabelecer uma relaçao de vetor-hospedeiro com os exemplares de R. brethesi capturados no mesmo ambiente. Em ninfas e adultos, o índice de positividade para T. rangeli na hemolinfa foi de 1,9 %, glândulas salivares 0,9 %, nao sendo encontradas formas tripomastigotas no conteúdo intestinal. Para hemogregarinas foram encontrados índices de 3,8 % na hemolinfa, 3,8 % no intestino e 2,9 % na glândula salivar. O repasto das ninfas em répteis representou valores próximos de 50%. Estes resultados mostram que a fauna de répteis consiste numa fonte sangüínea igualmente requisitada para o desenvolvimento de R. brethesi, o que justificaria os baixos índices de positividade parasitária encontrados para T. rangeli nestes Triatominae.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha