Influência da variabilidade do estoque de água continental na configuração de condições hidroclimáticas extremas na bacia Amazônica / Ana Emília Diniz Silva Guedes.

Por: Guedes, Ana Emília Diniz SilvaColaborador(es):Cândido, Luiz Antônio [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2010Notas: 79 f. : il. colorAssunto(s): Balanço hidrológico -- Amazonas, Rio, Bacia | Hidrometeorologia | Análise -- Imagens | -- Satélites artificiais | GRACE (satélites)Classificação Decimal de Dewey: 551.57 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre)- INPA/UEA, 2010 Sumário: Este trabalho tem como objetivo estimar a variação do estoque de água continental da bacia Amazônica usando o método do balanço hídrico denominado PER, juntamente com um modelo SLAND de superfície de média complexidade para avaliar o comportamento hidrológico da bacia e relacionar com os eventos climáticos durante a segunda metade do século XX. Para analisar os eventos hidrológicos extremos, serão usados os dados dos satélites GRACE, para validar os valores estimados do estoque continental para o início do século XXI. O estoque de água estimado será a base para a verificação dos cenários de impactos no balanço hídrico das mudanças climáticas projetados pelos modelos dos IPCC. Como resultado deste trabalho, conclui-se que o comportamento dos eventos hidrológicos na bacia Amazônica, pode ser afetado pelos ENOS, sendo que o estoque de água continental atua como um intensificador ou atenuador dos fenômenos hidrológicos extremos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 551.57 G922i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0494

Dissertação (mestre)- INPA/UEA, 2010

Este trabalho tem como objetivo estimar a variação do estoque de água continental da bacia Amazônica usando o método do balanço hídrico denominado PER, juntamente com um modelo SLAND de superfície de média complexidade para avaliar o comportamento hidrológico da bacia e relacionar com os eventos climáticos durante a segunda metade do século XX. Para analisar os eventos hidrológicos extremos, serão usados os dados dos satélites GRACE, para validar os valores estimados do estoque continental para o início do século XXI. O estoque de água estimado será a base para a verificação dos cenários de impactos no balanço hídrico das mudanças climáticas projetados pelos modelos dos IPCC. Como resultado deste trabalho, conclui-se que o comportamento dos eventos hidrológicos na bacia Amazônica, pode ser afetado pelos ENOS, sendo que o estoque de água continental atua como um intensificador ou atenuador dos fenômenos hidrológicos extremos.

Área de concentração: Clima e Ambiente

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha