Morfo-anatomia do desenvolvimento do fruto e semente de Oenocarpus bacaba Mart. (Arecaceae), ocorrente na região de Manaus-AM / Jussara Ferreira Benarrós.

Por: Benarrós, Jussara FerreiraColaborador(es):Mendonça, Maria Sílvia de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2002Notas: 71 f. : ilAssunto(s): Bacaba -- Anatomia | Bacaba -- MorfologiaClassificação Decimal de Dewey: 584.5044 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2002 Sumário: Oenocarpus bacaba Mart. é uma palmeira conhecida vulgarmente como bacaba. Encontra-se amplamente distribuída por toda a Região Amazônica, ocorrendo em capoeiras ou matas de terra firme. Dos frutos obtém-se o "vinho de bacaba" e também pode ser extraído um óleo comestível similar ao azeite de oliva, fazendo desta palmeira um importante recurso para as populações da Amazônia. Neste trabalho é feita a descrição morfo-anatômica do desenvolvimento do fruto e semente. O material foi coletado na Área verde do Campus da Universidade do Amazonas (UA) e Reserva Florestal Adolfo Ducke. As observações foram feitas a olho nu, lupa binocular e microscópio óptico a partir de cortes histológicos das fases dos frutos e sementes em desenvolvimento. O pericarpo derivado do mesofilo carpelar, é composto por três camadas: expocarpo, mesocarpo e endocarpo. O exocarpo é composto por uma epiderme de células cuboidais, hipoderme, cordões de esclereídeos e células pétreas. O mesocarpo é dividido em duas regiões: a externa que contém raros cordões de esclereídeos e a região interna, formada por aglomerados de células taníferas. O endocarpo inicialmente é distinguido como uma zona merismática, que no fruto maduro torna-se esclerificada, sendo composta por três tipos de tecidos: feixes fibrovasculares, fibras e epiderme locular. A semente proveniente da fecundação de um óvulo anátropo é revestida por um tegumento fino sendo dividido em dois extratos: o interno e o externo no qual há feixes vasculares. O endosperma possui maturação centrípeta, é sólido composto por células espessa e pontuadas. O embrião possui uma constrição que o separa em uma extremidade globosa que corresponde ao limbo cotiledonar e outra cilíndrica que corresponde ao pecíolo cotiledonar, onde se insere o eixo embrionário.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 584.5044 B456m (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-1222

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2002

Oenocarpus bacaba Mart. é uma palmeira conhecida vulgarmente como bacaba. Encontra-se amplamente distribuída por toda a Região Amazônica, ocorrendo em capoeiras ou matas de terra firme. Dos frutos obtém-se o "vinho de bacaba" e também pode ser extraído um óleo comestível similar ao azeite de oliva, fazendo desta palmeira um importante recurso para as populações da Amazônia. Neste trabalho é feita a descrição morfo-anatômica do desenvolvimento do fruto e semente. O material foi coletado na Área verde do Campus da Universidade do Amazonas (UA) e Reserva Florestal Adolfo Ducke. As observações foram feitas a olho nu, lupa binocular e microscópio óptico a partir de cortes histológicos das fases dos frutos e sementes em desenvolvimento. O pericarpo derivado do mesofilo carpelar, é composto por três camadas: expocarpo, mesocarpo e endocarpo. O exocarpo é composto por uma epiderme de células cuboidais, hipoderme, cordões de esclereídeos e células pétreas. O mesocarpo é dividido em duas regiões: a externa que contém raros cordões de esclereídeos e a região interna, formada por aglomerados de células taníferas. O endocarpo inicialmente é distinguido como uma zona merismática, que no fruto maduro torna-se esclerificada, sendo composta por três tipos de tecidos: feixes fibrovasculares, fibras e epiderme locular. A semente proveniente da fecundação de um óvulo anátropo é revestida por um tegumento fino sendo dividido em dois extratos: o interno e o externo no qual há feixes vasculares. O endosperma possui maturação centrípeta, é sólido composto por células espessa e pontuadas. O embrião possui uma constrição que o separa em uma extremidade globosa que corresponde ao limbo cotiledonar e outra cilíndrica que corresponde ao pecíolo cotiledonar, onde se insere o eixo embrionário.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha