Ocorrência de Aeromonas spp. em tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), resfriado e comercializado em supermercados e feiras de Manaus-AM / Miliane Alves Pantoja.

Por: Pantoja, Miliane AlvesColaborador(es):Cardoso, Ângela Líbia M. P [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus 2002Notas: 83 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Aeromonas | Peixes -- Bacteriologia | Tambaqui -- Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 576.163 Nota de dissertação: Dissertação (Mestre)- INPA/UFAM, 2002 Sumário: Destacando a evolução de Aeromonas como patógeno emergente para o homem e o seu envolvimento em diferentes infecções, principalmente gastrinterites, foi estudada a ocorrência de Aeromonas spp, móveis em 40 amostras de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier 1818), resfriado e comercializado em supermercados e feiras livres da cidade de Manaus-AM. Os resultados revelaram a presença da bactéria em 65% das amostras analisadas, com maior incidência nas amostras originadas dos supermercados (35%), não havendo diferença significativa (p0,05) na ocorrência de bactérias entre os estabelecimentos pesquisados. Predominaram níveis altos de contaminação, com valores entre 10 (elevado a 4) e 10 (elevado a 7), com maiores contagens nas amostras provenientes das feiras livres que apresentaram valores máximos de 6,2 x 10 (elevado a 7) e 7,6 x 10 (elevado a 7) UFC/cm². Foram isoladas 32 cepas de Aeromonas móveis, apresentando percentual de positividade para esta bactéria de 58,17%. Três espécies de Aeromonas móveis foram identificadas, A. hydrophila, A. sobria e A. caviae, sendo A. hydrophila a mais freqüente, com 19 (59,38%) cepas isoladas, seguidas por A. sobria 5 (15,63%) e A. caviae 2 (6,25%). Das 32 cepas isoladas, 30 (93,75%), apresentaram atividade hemolítica em meio sólido com sangue humano. Todas as cepas isoladas foram sensíveis a maioria dos antibióticos testados, ressaltando-se que 100% dessas cepas foram sensíveis a maioria dos antibióticos testados, ressaltando-se que 100% dessas cepas foram sensíveis a norfloxacina e ciprofloxacina e resistentes a cefoxitina e cefalotina.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 576.163 P198o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 03-0656

Dissertação (Mestre)- INPA/UFAM, 2002

Destacando a evolução de Aeromonas como patógeno emergente para o homem e o seu envolvimento em diferentes infecções, principalmente gastrinterites, foi estudada a ocorrência de Aeromonas spp, móveis em 40 amostras de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier 1818), resfriado e comercializado em supermercados e feiras livres da cidade de Manaus-AM. Os resultados revelaram a presença da bactéria em 65% das amostras analisadas, com maior incidência nas amostras originadas dos supermercados (35%), não havendo diferença significativa (p0,05) na ocorrência de bactérias entre os estabelecimentos pesquisados. Predominaram níveis altos de contaminação, com valores entre 10 (elevado a 4) e 10 (elevado a 7), com maiores contagens nas amostras provenientes das feiras livres que apresentaram valores máximos de 6,2 x 10 (elevado a 7) e 7,6 x 10 (elevado a 7) UFC/cm². Foram isoladas 32 cepas de Aeromonas móveis, apresentando percentual de positividade para esta bactéria de 58,17%. Três espécies de Aeromonas móveis foram identificadas, A. hydrophila, A. sobria e A. caviae, sendo A. hydrophila a mais freqüente, com 19 (59,38%) cepas isoladas, seguidas por A. sobria 5 (15,63%) e A. caviae 2 (6,25%). Das 32 cepas isoladas, 30 (93,75%), apresentaram atividade hemolítica em meio sólido com sangue humano. Todas as cepas isoladas foram sensíveis a maioria dos antibióticos testados, ressaltando-se que 100% dessas cepas foram sensíveis a maioria dos antibióticos testados, ressaltando-se que 100% dessas cepas foram sensíveis a norfloxacina e ciprofloxacina e resistentes a cefoxitina e cefalotina.

Área de concentração: Ciência de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha