Efeito da anemia, do exercício físico e da adrenalina sobre o baço e eritrócitos de Colossoma macropomum (Pisces) / Márcia Alves Fereira de Moura.

Por: Moura, Márcia Alves Ferreira deColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1994Notas: 84 f. : ilAssunto(s): Baço | Eritrócitos | Tambaqui -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.01 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994 Sumário: A concentração de hemoglobina do baço e do sangue, o hematócrito, aspectos qualitativos e quantitativos de eritrócitos e o pH sangüíneo (pHe) foram avaliados em Colossoma macropomum em três situações: i) durante anemia; ii) após exercício físico forçado e iii) injetados com adrenalina. O processo anêmico resultou num aumento significativo de eritrócitos imaturos circulantes, provavelmente provenientes do rim cefálico. O hematócrito, a concentração de hemoglobina sangüínea e o número de eritrócitos aumentaram significativamente nos exemplares de C. macropomum submetidos ao exercício físico e após administração de adrenalina. A redução de cerca de 56% na concentração de hemoglobina do baço de animais injetados com adrenalina e de 65% naqueles submetidos ao exercício físico, associada ao aumento de eritrócitos imaturos circulantes, indicam que nesta espécie ocorre contração esplênica em tais condições. O aumento na concentração de hemoglobina circulante e redução do pH sangüíneo, podem facilitar a transferência de oxigênio para os tecidos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.5041 M929e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-0064
Livro Livro
Dissertação T 597.5041 M929e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-0065

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994

A concentração de hemoglobina do baço e do sangue, o hematócrito, aspectos qualitativos e quantitativos de eritrócitos e o pH sangüíneo (pHe) foram avaliados em Colossoma macropomum em três situações: i) durante anemia; ii) após exercício físico forçado e iii) injetados com adrenalina. O processo anêmico resultou num aumento significativo de eritrócitos imaturos circulantes, provavelmente provenientes do rim cefálico. O hematócrito, a concentração de hemoglobina sangüínea e o número de eritrócitos aumentaram significativamente nos exemplares de C. macropomum submetidos ao exercício físico e após administração de adrenalina. A redução de cerca de 56% na concentração de hemoglobina do baço de animais injetados com adrenalina e de 65% naqueles submetidos ao exercício físico, associada ao aumento de eritrócitos imaturos circulantes, indicam que nesta espécie ocorre contração esplênica em tais condições. O aumento na concentração de hemoglobina circulante e redução do pH sangüíneo, podem facilitar a transferência de oxigênio para os tecidos.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha