Contribuição do estudo da Passalidofauna (Coleoptera, Lamellicornea, Passalidae) em uma área de terra firme no município de Manacapuru, Amazonas / José Romero Carvalho Mouzinho.

Por: Mouzinho, José Romero CarvalhoColaborador(es):Fonseca, Claudio Ruy V. da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1994Notas: 88 f. : ilAssunto(s): Passalidae -- Manacapuru (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.76 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994 Sumário: Durante 13 meses de coletas no período de outubro de 1992 a outubro de 1993, foi estudada a fauna de Passalidae em uma área de 190 ha de terra firme nas proximidades do rio Solimões, Município de Manacapuru, Estado do Amazonas. Foram coletadas 9 espécies, pertencentes a 4 gêneros: Passalus abortivus; P. (Pertinax) epiphanoides, P. interrruptus, P. glaberrimus, Popilius marginatus, Veturius transversus, Veturius paraensis, Spasalus crenatus e Spasalus elianae. O gênero Passalus e as espécies P. abortivus e P. (Pertinax) epiphanoides destacaram-se como os mais abundantes. A influência dos fatores climáticos mostrou correlação positiva da temperatura, da região, ainda que pequena, no período chuvoso com a freqüência de P. (pertinax) epiphanoides. Os demais fatores não apresentaram correlação matematicamente representativa com a distribuição das espécies. Esses coleópteros colonizavam em sua maioria troncos em acentuado estado de decomposição, tombados em 3 diferentes ambientes: pasto com e sem interferência de água e capoeira. No primeiro ambiente, onde havia água, apenas ocorreram as espécies P. abortivus, P. (Pertinax) epiphanoides e P. glaberrimus. Dos indivíduos adultos coletados 84,9% colonizavam troncos e 15,1% a interface solo/tronco. Por várias vezes foram encontradas espécies diferentes de Passalidae cohabitando a mesma galeria totalizando 7% de todas as colônias. Das madeiras atacadas a família Sapotaceae foi hospedeira preferencial do grupo. A fauna associada foi basicamente constituída de Scarabaeidae, Tenebrionidae, Cerambycidae, Isoptera, Hymenoptera, Acari, Annelida, Diplopoda entre outros. P. abortivus e P. (Pertinax) epiphanoides foram as espécies com maior capacidade de ocupação territorial, colonizando troncos distantes a 400 m da floresta adjacente. As espécies identificadas nesse estudo tanto são comuns em floresta tropical condicionada aos rios de águas pretas quanto aquela condicionada aos sistemas de águas brancas (rio Solimões), na Amazônia brasileira. Os resultados obtidos e a ecologia das espécies em área degradada são apresentados e comparados com a literatura especializada.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.76 M934c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-0058
Livro Livro
Dissertação T 595.76 M934c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-0059

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994

Durante 13 meses de coletas no período de outubro de 1992 a outubro de 1993, foi estudada a fauna de Passalidae em uma área de 190 ha de terra firme nas proximidades do rio Solimões, Município de Manacapuru, Estado do Amazonas. Foram coletadas 9 espécies, pertencentes a 4 gêneros: Passalus abortivus; P. (Pertinax) epiphanoides, P. interrruptus, P. glaberrimus, Popilius marginatus, Veturius transversus, Veturius paraensis, Spasalus crenatus e Spasalus elianae. O gênero Passalus e as espécies P. abortivus e P. (Pertinax) epiphanoides destacaram-se como os mais abundantes. A influência dos fatores climáticos mostrou correlação positiva da temperatura, da região, ainda que pequena, no período chuvoso com a freqüência de P. (pertinax) epiphanoides. Os demais fatores não apresentaram correlação matematicamente representativa com a distribuição das espécies. Esses coleópteros colonizavam em sua maioria troncos em acentuado estado de decomposição, tombados em 3 diferentes ambientes: pasto com e sem interferência de água e capoeira. No primeiro ambiente, onde havia água, apenas ocorreram as espécies P. abortivus, P. (Pertinax) epiphanoides e P. glaberrimus. Dos indivíduos adultos coletados 84,9% colonizavam troncos e 15,1% a interface solo/tronco. Por várias vezes foram encontradas espécies diferentes de Passalidae cohabitando a mesma galeria totalizando 7% de todas as colônias. Das madeiras atacadas a família Sapotaceae foi hospedeira preferencial do grupo. A fauna associada foi basicamente constituída de Scarabaeidae, Tenebrionidae, Cerambycidae, Isoptera, Hymenoptera, Acari, Annelida, Diplopoda entre outros. P. abortivus e P. (Pertinax) epiphanoides foram as espécies com maior capacidade de ocupação territorial, colonizando troncos distantes a 400 m da floresta adjacente. As espécies identificadas nesse estudo tanto são comuns em floresta tropical condicionada aos rios de águas pretas quanto aquela condicionada aos sistemas de águas brancas (rio Solimões), na Amazônia brasileira. Os resultados obtidos e a ecologia das espécies em área degradada são apresentados e comparados com a literatura especializada.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha