Características químicas de solos e ocorrências de micorrizas vesículo-arbusculares em várzeas de três ilhas do Estado do Amazonas / Elizabeth Magalhães de Figueiredo.

Por: Figueiredo, Elizabeth Magalhães deColaborador(es):Oliveira, Luiz Antonio de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1994Notas: 129 f. : ilAssunto(s): Micorriza vesículo-arbuscular | Química do solo -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 589.2 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994 Sumário: Micorrizas vesiculo-arbusculares (MVA) são associações mutualísticas entre fungos e raízes. Usualmente a planta hospedeira não é totalmente dependente do micotrofismo, mas em certas condições, o estabelecimento de uma simbiose eficiente torna-se necessário para o seu completo desenvolvimento. As MVA estimulam o crescimento das plantas através do aumento na absorção de nutrientes, especialmente o fósforo. Considerando a importância desta associação e a falta de informações neste ecossistema, no presente trabalho foi avaliada a ocorrência e a distribuição das MVA em três ilhas de várzeas do Estado do Amazonas e sua relação com fatores nutricionais e culturais dos solos. Durante o período de águas baixas (fevereiro) de 1992, foram coletadas amostras de raízes e rizosferas dos solos de treze propriedades rurais nas ilhas das Onças, Marchantaria e Careiro. Retirou-se amostras das rizosferas em faixas de 0-10 cm. De cada amostra de planta foram coletadas três repetições, ao acaso. No laboratório, as raízes foram separadas do solo e utilizadas para observações microscópicas e avaliação da infecção micorrízica. As amostras de solo foram utilizadas para determinação das características químicas e extração de esporos para a contagem dos mesmos. Foi observada a presença de altas porcentagens de infecção micorrízica mas, com poucos arbúsculos e vesículas nos segmentos de raízes. A infecção micorrízica foi verificada em todas as amostras de raízes, atingindo até 100% de infecção. A ocorrência de esporos foi baixa, atingindo o máximo de sete esporos para 30 g de solo. Os parâmetros determinados foram cátions trocáveis - Ca, Mg, Na, K, H e Al, pH; micronutrientes - Mn, Zn, Fe, P e M.O. Os teores de cátions básicos trocáveis foram elevados nos solos de várzea. Por outro lado, a concentração de H foi baixa e a de Al variou de baixa à moderada. Os valores de pH variaram de 4.7 a 6.3, sendo levemente ácidos. Os teores de M.O. foram encontrados nas faixas entre 0.98 à 3.09%, considerados baixos a moderados. Houve uma correlação significativa entre as infecções MVA e os elementos Ca, Mg e K apenas para a ilha do Careiro. Por outro lado, não houve uma correlação das MVA sobre estes elementos na ilha da Marchantaria. Os teores de micronutrientes e de M.O. também não apresentaram uma correlação significativa com as infecções micorrízicas VA. De acordo com a plotagem dos dados, os resultados indicaram que a associação fungo-planta constitui um fator mais importante no estabelecimento das infecções por MVA que outros fatores do solo.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 589.2 F475c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 96-0006

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994

Micorrizas vesiculo-arbusculares (MVA) são associações mutualísticas entre fungos e raízes. Usualmente a planta hospedeira não é totalmente dependente do micotrofismo, mas em certas condições, o estabelecimento de uma simbiose eficiente torna-se necessário para o seu completo desenvolvimento. As MVA estimulam o crescimento das plantas através do aumento na absorção de nutrientes, especialmente o fósforo. Considerando a importância desta associação e a falta de informações neste ecossistema, no presente trabalho foi avaliada a ocorrência e a distribuição das MVA em três ilhas de várzeas do Estado do Amazonas e sua relação com fatores nutricionais e culturais dos solos. Durante o período de águas baixas (fevereiro) de 1992, foram coletadas amostras de raízes e rizosferas dos solos de treze propriedades rurais nas ilhas das Onças, Marchantaria e Careiro. Retirou-se amostras das rizosferas em faixas de 0-10 cm. De cada amostra de planta foram coletadas três repetições, ao acaso. No laboratório, as raízes foram separadas do solo e utilizadas para observações microscópicas e avaliação da infecção micorrízica. As amostras de solo foram utilizadas para determinação das características químicas e extração de esporos para a contagem dos mesmos. Foi observada a presença de altas porcentagens de infecção micorrízica mas, com poucos arbúsculos e vesículas nos segmentos de raízes. A infecção micorrízica foi verificada em todas as amostras de raízes, atingindo até 100% de infecção. A ocorrência de esporos foi baixa, atingindo o máximo de sete esporos para 30 g de solo. Os parâmetros determinados foram cátions trocáveis - Ca, Mg, Na, K, H e Al, pH; micronutrientes - Mn, Zn, Fe, P e M.O. Os teores de cátions básicos trocáveis foram elevados nos solos de várzea. Por outro lado, a concentração de H foi baixa e a de Al variou de baixa à moderada. Os valores de pH variaram de 4.7 a 6.3, sendo levemente ácidos. Os teores de M.O. foram encontrados nas faixas entre 0.98 à 3.09%, considerados baixos a moderados. Houve uma correlação significativa entre as infecções MVA e os elementos Ca, Mg e K apenas para a ilha do Careiro. Por outro lado, não houve uma correlação das MVA sobre estes elementos na ilha da Marchantaria. Os teores de micronutrientes e de M.O. também não apresentaram uma correlação significativa com as infecções micorrízicas VA. De acordo com a plotagem dos dados, os resultados indicaram que a associação fungo-planta constitui um fator mais importante no estabelecimento das infecções por MVA que outros fatores do solo.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha