Hemoglobinas de Colossoma macropomum, Cuvier 1818 (Characoidei, Pisces) : aspectos adaptativos (Ilha da Marchantaria - Manaus - AM) / Adalberto Luis Val.

Por: Val, Adalberto LuisColaborador(es):Schwantes, Arno Rudi [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1986Notas: 112 f. : ilAssunto(s): Hemoglobinas | Tambaqui -- RespiraçãoClassificação Decimal de Dewey: 597.01 Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1986 Sumário: Foram estudados diversos aspectos relativos à respiração de Colossoma macropomum. A espécie apresenta múltiplas hemoglobinas que se separam em 6 frações em gel de amido e 5 frações em gel de ágar-amido. A concentração relativa dessas frações apresentaram ampla variação que pôde ser correlacionada como oscilação do nível de água e com a disponibilidade de oxigênio. Foi detectado um amplo efeito Bohr, tanto para sangue quanto para as hemoglobinas da espécie em questão. As hemoglobinas dessa espécie sofrem uma ampla modulação por ATP e GTP, sendo que o efeito do ATP é muito mais acentuado que o do GTP. A temperatura afeta a afinidade das hemoglobinas ao oxigênio como se fosse um modulador negativo. Tanto a ATP quanto o GTP estão presentes nos eritrócitos de Colossoma macropomum, sendo que suas concentrações apresentaram uma variação sazonal e espacial. Uma grande quantidade de Fe-GTP foi detectada e foi sugerido que esse composto serviria como um aprisionador de GTP. Número de eritrócitos, hematócrito e concentração de hemoglobina puderam ser correlacionados com as parâmetros ambientais estudados. Todos os aspectos relatados parecem interagir e influenciar o efeito Bohr de sangue, que estaria a sumarizar esta interação. Uma correlação com temperatura, nível de água e disponibilidade de oxigênio foi encontrada para os valores de efeito Bohr de sangue. Na discussão foi considerada a possível influência da adptação morfológica sobre os parâmetros estudados.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 597.01 V135h (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0439
Livro Livro
Tese T 597.01 V135h (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0376

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1986

Foram estudados diversos aspectos relativos à respiração de Colossoma macropomum. A espécie apresenta múltiplas hemoglobinas que se separam em 6 frações em gel de amido e 5 frações em gel de ágar-amido. A concentração relativa dessas frações apresentaram ampla variação que pôde ser correlacionada como oscilação do nível de água e com a disponibilidade de oxigênio. Foi detectado um amplo efeito Bohr, tanto para sangue quanto para as hemoglobinas da espécie em questão. As hemoglobinas dessa espécie sofrem uma ampla modulação por ATP e GTP, sendo que o efeito do ATP é muito mais acentuado que o do GTP. A temperatura afeta a afinidade das hemoglobinas ao oxigênio como se fosse um modulador negativo. Tanto a ATP quanto o GTP estão presentes nos eritrócitos de Colossoma macropomum, sendo que suas concentrações apresentaram uma variação sazonal e espacial. Uma grande quantidade de Fe-GTP foi detectada e foi sugerido que esse composto serviria como um aprisionador de GTP. Número de eritrócitos, hematócrito e concentração de hemoglobina puderam ser correlacionados com as parâmetros ambientais estudados. Todos os aspectos relatados parecem interagir e influenciar o efeito Bohr de sangue, que estaria a sumarizar esta interação. Uma correlação com temperatura, nível de água e disponibilidade de oxigênio foi encontrada para os valores de efeito Bohr de sangue. Na discussão foi considerada a possível influência da adptação morfológica sobre os parâmetros estudados.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha