Culicoides (Diptera : Ceratopogonidae) antropófilos na Reserva Florestal Ducke : abundância sazonal durante o dia / Eloy Guillermo Castellón Bermúdez.

Por: Castellón, Eloy GuillermoColaborador(es):Mello, José A. S. de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1986Notas: 186 f. : ilAssunto(s): Culicóides -- Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.7 Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1986 Sumário: Capturas semanais, durante o dia, foram realizadas na Reserva Florestal Ducke em três áreas diferentes (floresta primária, capoeira e descampado), num período de dois anos (fevereiro de 1983 a janeiro de 1985) totalizando 3.328 horas de coletas, para estabelecer quais as espécies de Culicoides antropófilas que ali ocorrem. O propósito foi investigar a atividade de picada dos Culicoides antropófilos e relacioná-la com as variáveis: local, horário, mês, ano e as médias mensais de temperatura, umidade relativa e total mensal da pluviosidade e insolação. Foram coletadas as espécies C. todatangae, C. paraensis, C. lutzi. C. debilipalpis, C. ignacioi C. e benarrochei. São fornecidos desenhos das espécies com a distribuição geográfica de cada uma delas, assim como também os picos de atividade, em especial de C. todatangae, nas diferentes áreas e horários de capturas. A espécie mais abundante foi C. todatangae, nas áreas de capoeira e descampado, no horário matinal; a menos coletada foi C. benarrochei (2 fêmeas) na área descampada. O ano de maior número de coletas foi 1984, tanto nos horários matinais e vespertinos. Em geral, na área descampada, as coletas foram maiores do que na capoeira. Na floresta primária as coletas foram irrelevantes. Nas análises estatísticas (ANOVA), existem diferenças significativas a níveis de 5%, 1% e 0.1%, entre a variável dependente coleta de espécies com os fatores independentes: espécies, horários locais e/ou combinações de dois ou três fatores. Na análise de regressão múltipla não houve correlação da variável dependente com os fatores independentes temperatura umidade relativa, pluviosidade e insolação.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 595.7 C349 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 86-0267
Livro Livro
Tese T 595.7 C349 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0434

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1986

Capturas semanais, durante o dia, foram realizadas na Reserva Florestal Ducke em três áreas diferentes (floresta primária, capoeira e descampado), num período de dois anos (fevereiro de 1983 a janeiro de 1985) totalizando 3.328 horas de coletas, para estabelecer quais as espécies de Culicoides antropófilas que ali ocorrem. O propósito foi investigar a atividade de picada dos Culicoides antropófilos e relacioná-la com as variáveis: local, horário, mês, ano e as médias mensais de temperatura, umidade relativa e total mensal da pluviosidade e insolação. Foram coletadas as espécies C. todatangae, C. paraensis, C. lutzi. C. debilipalpis, C. ignacioi C. e benarrochei. São fornecidos desenhos das espécies com a distribuição geográfica de cada uma delas, assim como também os picos de atividade, em especial de C. todatangae, nas diferentes áreas e horários de capturas. A espécie mais abundante foi C. todatangae, nas áreas de capoeira e descampado, no horário matinal; a menos coletada foi C. benarrochei (2 fêmeas) na área descampada. O ano de maior número de coletas foi 1984, tanto nos horários matinais e vespertinos. Em geral, na área descampada, as coletas foram maiores do que na capoeira. Na floresta primária as coletas foram irrelevantes. Nas análises estatísticas (ANOVA), existem diferenças significativas a níveis de 5%, 1% e 0.1%, entre a variável dependente coleta de espécies com os fatores independentes: espécies, horários locais e/ou combinações de dois ou três fatores. Na análise de regressão múltipla não houve correlação da variável dependente com os fatores independentes temperatura umidade relativa, pluviosidade e insolação.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha