Oribatídeos (Acari: Oribatida) colonizadores de folhas em decomposição sobre o solo de três sítios florestais da Amazônia Central / Elizabeth Franklin Ribeiro.

Por: Ribeiro, Elizabeth FranklinColaborador(es):Schubart, Herbert Otto Roger [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1986Notas: 178 f. : ilAssunto(s): Ácaros -- Amazônia | OribatidaeClassificação Decimal de Dewey: 595.42 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1986 Sumário: O desenvolvimento sucessional de comunidades de ácaros oribatídeos durante o processo de decomposição de folhas de Clitoria racemosa Benth. (Leguminosae) com o uso da técnica do saco de malha de náilon ("nylon mesh bag technique"), foi investigado por um período de cinco meses (150 dias). As retiradas periódicas dos sacos de náilon contendo as folhas em decomposição foram efetuadas após 15, 30, 60, 90, 120 e 150 dias de permanência sobre o solo. O estudo foi montado em duas áreas de mata primária sobre diferentes tipos de solo (área A, sobre latossolo amarelo e área B, sobre solo hidromórfico) e uma área de mata secundária (área C, sobre latossolo amarelo). A sub-ordem Oribatida, somou mais da metade do número total de ácaros coletados nas três áreas (76,6% na área A, 70,9% na área B e 24% na área C). Ao todo, foram coletados 7.768 ácaros oribatídeos adultos (3.784, 2.684 e 1.300 nas áreas A, B e C, respectivamente) representando 103 espécies, distribuídas em 41 famílias e 79 gêneros. Das 103 espécies, apenas 36 foram comuns às três áreas. Em relação ao número de imaturos, 3.403, 1.704 e 754 indivíduos foram coletados nas áreas A, B e C, respectivamente. Foram analisadas as mudanças na densidade populacional média das espécies mais representativas. Efetuou-se também teste de hipótese da distribuição de indivíduos em espécies, tomando-se a abundância relativa como medida do valor de importância das diversas espécies na comunidade. A sucessão de ácaros oribatídeos presentes nas folhas em decomposição foi demonstrada com base nas espécies mais abundantes, e essas apresentaram mudanças marcantes através dos períodos de estudos em cada área e entre áreas. Nossos dados foram insuficientes para permitir uma discussão das possíveis razões das mudanças na seqüência de colonização de oribatídeos dentro dos sacos de malha, desde que estas mudanças podem estar associadas com o estágio de decomposição do material e podem também estar associadas com as mudanças climáticas. Foi calculado o índice de diversidade de SHANNON - WEAVER para o total de indivíduos em cada período por área e para o somatório total dos seis períodos por área. A maior diversidade de espécies foi encontrada nos períodos intermediários de sucessão, o que correspondeu ao aumento do número de indivíduos, de espécies e de equitabilidade nestes períodos. Com relação ao somatório total, os valores em BITS/IND., foram os seguintes: 4,68, 4,53, 4,47 nas áreas B, A e C, respectivamente. A maior porcentagem de similaridade (56,0%) foi encontrada entre as áreas de mata primária (A e B), seguindo-se as áreas B e C (37,4%) e as áreas A e C (24,2%).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.42 R484o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 86-0454
Livro Livro
Dissertação T 595.42 R484o (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-1441

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1986

O desenvolvimento sucessional de comunidades de ácaros oribatídeos durante o processo de decomposição de folhas de Clitoria racemosa Benth. (Leguminosae) com o uso da técnica do saco de malha de náilon ("nylon mesh bag technique"), foi investigado por um período de cinco meses (150 dias). As retiradas periódicas dos sacos de náilon contendo as folhas em decomposição foram efetuadas após 15, 30, 60, 90, 120 e 150 dias de permanência sobre o solo. O estudo foi montado em duas áreas de mata primária sobre diferentes tipos de solo (área A, sobre latossolo amarelo e área B, sobre solo hidromórfico) e uma área de mata secundária (área C, sobre latossolo amarelo). A sub-ordem Oribatida, somou mais da metade do número total de ácaros coletados nas três áreas (76,6% na área A, 70,9% na área B e 24% na área C). Ao todo, foram coletados 7.768 ácaros oribatídeos adultos (3.784, 2.684 e 1.300 nas áreas A, B e C, respectivamente) representando 103 espécies, distribuídas em 41 famílias e 79 gêneros. Das 103 espécies, apenas 36 foram comuns às três áreas. Em relação ao número de imaturos, 3.403, 1.704 e 754 indivíduos foram coletados nas áreas A, B e C, respectivamente. Foram analisadas as mudanças na densidade populacional média das espécies mais representativas. Efetuou-se também teste de hipótese da distribuição de indivíduos em espécies, tomando-se a abundância relativa como medida do valor de importância das diversas espécies na comunidade. A sucessão de ácaros oribatídeos presentes nas folhas em decomposição foi demonstrada com base nas espécies mais abundantes, e essas apresentaram mudanças marcantes através dos períodos de estudos em cada área e entre áreas. Nossos dados foram insuficientes para permitir uma discussão das possíveis razões das mudanças na seqüência de colonização de oribatídeos dentro dos sacos de malha, desde que estas mudanças podem estar associadas com o estágio de decomposição do material e podem também estar associadas com as mudanças climáticas. Foi calculado o índice de diversidade de SHANNON - WEAVER para o total de indivíduos em cada período por área e para o somatório total dos seis períodos por área. A maior diversidade de espécies foi encontrada nos períodos intermediários de sucessão, o que correspondeu ao aumento do número de indivíduos, de espécies e de equitabilidade nestes períodos. Com relação ao somatório total, os valores em BITS/IND., foram os seguintes: 4,68, 4,53, 4,47 nas áreas B, A e C, respectivamente. A maior porcentagem de similaridade (56,0%) foi encontrada entre as áreas de mata primária (A e B), seguindo-se as áreas B e C (37,4%) e as áreas A e C (24,2%).

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha