Estudo experimental dos Teredinidae Rafinesque, 1815 (Mollusca: Bivalvia) do estuário da Lagoa da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Andréa de Oliveira Ribeiro Junqueira.

Por: Junqueira, Andrea de Oliveira RibeiroColaborador(es):Silva, Sérgio Henrique Gonçalves [Orientador]Detalhes da publicação: Rio de Janeiro [s.n.] 1986Notas: 252f. : ilAssunto(s): Teredo -- Tijuca, Lagoa da (RJ)Classificação Decimal de Dewey: 594.1 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986 Sumário: O presente trabalho teve como objetivos principais o levantamento dos Teredinidae presentes no estuário da Lagoa da Tijuca, RJ, Brasil, a caracterização da área quanto à atividade destes organismos e a verificação da distribuição espacial das espécies presentes segundo o gradiente de salinidade. Durante um ano de experimento utilizando coletores experimentais constituídos de laminados de pinho (Araucaria angustifolia (Bertol) O. Kuntze) em 5 estações estabelecidas, foram encontradas 7 espécies de Teredinidae: Lyrodus floridanus (Bartsch, 1922); Teredo navalis Linnaeus, 1758; Teredo furcifera Martens, 1894; Teredo bartschi Clapp, 1923; Bankia fimbriatula Moll & Roch, 1931; Bankia gouldi (Bartsch, 1908) e Bankia carinata (Gray, 1827). Foram elaborados desenhos, caracterizações e chaves de identificacão para todas as espécies encontradas. Caracterizamos a Lagoa da Tijuca como uma área de moderada atividade de Teredinidae. Os resultados também demonstraram a existência de uma possível sazonalidade relacionada principalmente à precipitação atmosférica e à conseqüente variação de salinidade da água. Observou-se um decréscimo do número de espécies presentes e do número de exemplares à medida que penetramos para o interior da lagoa. A distribuição espacial é discutida separadamente para cada uma das espécies discutida ainda a influência de outros fatores, como a temperatura e incrustação biológica. .
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 594.1 J95e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0498

Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986

O presente trabalho teve como objetivos principais o levantamento dos Teredinidae presentes no estuário da Lagoa da Tijuca, RJ, Brasil, a caracterização da área quanto à atividade destes organismos e a verificação da distribuição espacial das espécies presentes segundo o gradiente de salinidade. Durante um ano de experimento utilizando coletores experimentais constituídos de laminados de pinho (Araucaria angustifolia (Bertol) O. Kuntze) em 5 estações estabelecidas, foram encontradas 7 espécies de Teredinidae: Lyrodus floridanus (Bartsch, 1922); Teredo navalis Linnaeus, 1758; Teredo furcifera Martens, 1894; Teredo bartschi Clapp, 1923; Bankia fimbriatula Moll & Roch, 1931; Bankia gouldi (Bartsch, 1908) e Bankia carinata (Gray, 1827). Foram elaborados desenhos, caracterizações e chaves de identificacão para todas as espécies encontradas. Caracterizamos a Lagoa da Tijuca como uma área de moderada atividade de Teredinidae. Os resultados também demonstraram a existência de uma possível sazonalidade relacionada principalmente à precipitação atmosférica e à conseqüente variação de salinidade da água. Observou-se um decréscimo do número de espécies presentes e do número de exemplares à medida que penetramos para o interior da lagoa. A distribuição espacial é discutida separadamente para cada uma das espécies discutida ainda a influência de outros fatores, como a temperatura e incrustação biológica. .

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha