Ecologia de térmitas da Amazônia Central : efeitos do desmatamento sobre as populações e fixação do nitrogênio / Adelmar Gomes Bandeira.

Por: Bandeira, Adelmar GomesColaborador(es):Schubart, Herbert Otto Roger [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1978Notas: 66 f. : ilAssunto(s): Desmatamento -- Amazônia | Nasutitermes | Térmitas -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 595.736 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1978 Sumário: Foi estudada a diversidade de cupins em áreas de pastagem, floresta secundária (capoeira) e floresta primária na Amazônia Central. Com um esforço de coletas mais ou menos equivalente, ficou demonstrado que a diversidade de espécies foi semelhante nos três habitats, mas ainda estavam sendo encontradas novas espécies na floresta primária. Então concluiu-se que a diversidade real neste ambiente era maior que nas áreas desflorestadas. Nasutitermes foi o gênero mais comum e com maior número de espécies, sendo que na pastagem foi encontrada a maior diversidade deste gênero. O número total de ninhos foi maior na pastagem que na floresta primária. O número de cupins do solo foi maior na capoeira, seguida da pastagem e por último a floresta primária. Umidade do solo e infiltração de água no solo diminuiram com o desmatamento. As amplitudes das temperaturas diárias do solo e do ar foram maiores na pastagem que na floresta primária. Concluiu-se que a falta de vegetação e seus efeitos no microclima foram o maior fator que influenciou a distribuição de cupins. Várias espécies de formigas - o maior grupo de animais terrestres na Amazônia Central - foram encontradas com os predadores mais comuns de térmitas, como já tem sido mostrado para outras áreas. Foram testadas 21 espécies de cupins pela atividade de redução de acetileno. As atividades mais altas ( 100 nmoles C2H4/g de peso seco/h) todas ocorreram em espécies de Nasutitermes coletados na pastagem. Cupins coletados em floresta primária e secundária reduziram pouco ou nada de acetileno. Concluiu-se que cupins têm um importante papel no ecossistema amazônico central. Até recentemente cupins tinham sido considerados apenas como pestes e as técnicas de manejo visavam eliminá-los, mas em vista dos resultados apresentados aqui seria aconselhável rever-se estas técnicas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.736 B214e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 78-0235
Livro Livro
Dissertação T 595.736 B214e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 79-0026

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1978

Foi estudada a diversidade de cupins em áreas de pastagem, floresta secundária (capoeira) e floresta primária na Amazônia Central. Com um esforço de coletas mais ou menos equivalente, ficou demonstrado que a diversidade de espécies foi semelhante nos três habitats, mas ainda estavam sendo encontradas novas espécies na floresta primária. Então concluiu-se que a diversidade real neste ambiente era maior que nas áreas desflorestadas. Nasutitermes foi o gênero mais comum e com maior número de espécies, sendo que na pastagem foi encontrada a maior diversidade deste gênero. O número total de ninhos foi maior na pastagem que na floresta primária. O número de cupins do solo foi maior na capoeira, seguida da pastagem e por último a floresta primária. Umidade do solo e infiltração de água no solo diminuiram com o desmatamento. As amplitudes das temperaturas diárias do solo e do ar foram maiores na pastagem que na floresta primária. Concluiu-se que a falta de vegetação e seus efeitos no microclima foram o maior fator que influenciou a distribuição de cupins. Várias espécies de formigas - o maior grupo de animais terrestres na Amazônia Central - foram encontradas com os predadores mais comuns de térmitas, como já tem sido mostrado para outras áreas. Foram testadas 21 espécies de cupins pela atividade de redução de acetileno. As atividades mais altas ( 100 nmoles C2H4/g de peso seco/h) todas ocorreram em espécies de Nasutitermes coletados na pastagem. Cupins coletados em floresta primária e secundária reduziram pouco ou nada de acetileno. Concluiu-se que cupins têm um importante papel no ecossistema amazônico central. Até recentemente cupins tinham sido considerados apenas como pestes e as técnicas de manejo visavam eliminá-los, mas em vista dos resultados apresentados aqui seria aconselhável rever-se estas técnicas.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha