Alguns aspectos da biologia e do comportamento do Anopheles (N) nuneztovari Gabaldon (Diptera, Culicidae), dos arredores da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil / Norival Dagoberto Paraluppi.

Por: Paraluppi, Norival DagobertoColaborador(es):Hayes, Jack [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1978Notas: 62 f. : ilAssunto(s): Anopheles -- Comportamento | Anopheles (Nyssorhynchus) nuneztovariClassificação Decimal de Dewey: 595.7 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1978 Sumário: A incriminação do A. nuneztovari como um vetor em potencial na Amazônia brasileira é de grande importância para a epidemiologia da malária. Esta espécie apresenta considerável variabilidade em seu comportamento ao longo de toda a região tropical da América do Sul. Alguns dados biológicos foram coletados para se elucidar parcialmente o papel desses mosquitos como um vetor em potencial da malária. Nas áreas de Manaus, o comportamento do A. nuneztovari é exofílico, e esses anofelinos evitam áreas fechadas por vegetação, preferindo se alimentar em áreas abertas. Algumas características físico-químicas do habitat das larvas foram documentadas para correlacioná-las com mudanças ou oscilações populacionais. Os testes de excito-repelência realizados no decorrer deste trabalho demonstraram que esta espécie é irritável quando em contato com inseticidas de ação residual, como o DDT. Os estudos de laboratório sobre a biologia do A. nuneztovari demonstraram que o ciclo biológico desde a postura dos ovos até a fase adulta, tem uma duração de 12 dias, quando criados a 26-28°C. O número médio de ovos para cada postura foi igual a 153,1± 63,02. Neste trabalho, concluiu-se serem necessários estudos citogenéticos para se tentar diferenciar geneticamente populações de hábitos endofílicos das de hábitos exofílicos dentro desta mesma espécie. Finalmente foi sugerido que estudos de transmissão deveriam ser realizados para se determinar se esta espécie se apresenta capacitada a transmitir malária.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 595.7 P222a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0001
Livro Livro
Dissertação T 595.7 P222a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 78-1364
Livro Livro
Dissertação T 595.7 P222a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 79-0063

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1978

A incriminação do A. nuneztovari como um vetor em potencial na Amazônia brasileira é de grande importância para a epidemiologia da malária. Esta espécie apresenta considerável variabilidade em seu comportamento ao longo de toda a região tropical da América do Sul. Alguns dados biológicos foram coletados para se elucidar parcialmente o papel desses mosquitos como um vetor em potencial da malária. Nas áreas de Manaus, o comportamento do A. nuneztovari é exofílico, e esses anofelinos evitam áreas fechadas por vegetação, preferindo se alimentar em áreas abertas. Algumas características físico-químicas do habitat das larvas foram documentadas para correlacioná-las com mudanças ou oscilações populacionais. Os testes de excito-repelência realizados no decorrer deste trabalho demonstraram que esta espécie é irritável quando em contato com inseticidas de ação residual, como o DDT. Os estudos de laboratório sobre a biologia do A. nuneztovari demonstraram que o ciclo biológico desde a postura dos ovos até a fase adulta, tem uma duração de 12 dias, quando criados a 26-28°C. O número médio de ovos para cada postura foi igual a 153,1± 63,02. Neste trabalho, concluiu-se serem necessários estudos citogenéticos para se tentar diferenciar geneticamente populações de hábitos endofílicos das de hábitos exofílicos dentro desta mesma espécie. Finalmente foi sugerido que estudos de transmissão deveriam ser realizados para se determinar se esta espécie se apresenta capacitada a transmitir malária.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha