Estudo da ocorrência da leishmaniose cutânea em humanos e a taxa de infecção em flebotomíneos no sul de Roraima (municípios de São João da Baliza e São Luiz do Anauá), Brasil

Por: Rocha, MiriamColaborador(es):Bermúdez, Eloy Guillermo CastellónDetalhes da publicação: Manaus INPA, 2007Notas: 60f.: il.,colorAssunto(s): FlebotomíneosClassificação Decimal de Dewey: 614.534 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Doutorado INPA 2007 Sumário: A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença de evolução crônica, causada por protozoários do gênero Leishmania, sua transmissão ao homem, ocorre pela picada de insetos flebotomíneos (Díptera: Psychodidae). A pesquisa teve como objetivo estudar a incidência dos casos humanos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no sul do Estado de Roraima nos Municípios de São João da Baliza e São Luiz do Anauá. As áreas de riscos foram determinadas mediante a aplicação de uma entrevista estruturada concomitante a um programa educativo como fator preventivo à população identificada portadora e a não portadora de (LTA) residente a 200 metros da borda florestal. Foi realizada a técnica de dissecção e procura dos protozoários no tubo digestivo do inseto seguida das técnicas de inoculação por via intradérmica no animal de laboratório, hamster (Mesocricetus auratus) e possível isolamento em meio ágar-sangue de Novy e McNeal modificado por Nicolle (NNN). Este estudo descreve 68 casos de (LTA) em humanos ocorridos em dois municípios nas duas localidades, detectados e registrados entre os anos de 2003 a 2005 cuja identificação e diagnóstico foram efetuados na unidade da Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Secretaria de Saúde do Estado. O diagnóstico constou de 68 pacientes (94%) apresentaram resultados positivos na pesquisa direta do parasita e cinco pacientes (6%) apresentaram resultados negativos, posteriormente foram submetidos à intradermorreação de Montenegro sendo confirmados com leitura após 72 horas, todos os pacientes tiveram lesões cutâneas, na maioria houve predomínio nos membros inferiores. Quanto à incidência da LTA referente ao estudo foi de 49 casos para o Município de São João da Baliza e 19 para o município de São Luiz do Anauá. Durante esta investigação foram efetuadas no referido período em ambos os Municípios, coletas de flebotomíneos nas áreas florestais e habitacionais utilizando armadilhas luminosas do tipo CDC, armadilha de Shannon com isca animal a 100 metros da borda da floresta e um aspirador do tipo Castro, para as coletas realizadas na base de árvore. No Município de São João da Baliza foram coletados 4.960 espécimes, e 5.703 para o Município de São Luiz do Anauá, do total dos espécimes coletados 10.487 correspondentes a 5.967 de fêmeas e 4.520 machos de flebotomíneos pertencentes aos gêneros: Lutzomyia França e Parrot (1924), distribuídos 18 no Município de São Luiz do Anauá e 20 espécies no Município de São João da Baliza. Quanto à taxa de infecção variação foi na borda da floresta foi 4.16% e 4.3% no interior foram 4.61% e 3.51%.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Tese Tese Biblioteca INPA
T 614.534 R672e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2021-0010

Doutorado INPA 2007

A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma doença de evolução crônica, causada por protozoários do gênero Leishmania, sua transmissão ao homem, ocorre pela picada de insetos flebotomíneos (Díptera: Psychodidae). A pesquisa teve como objetivo estudar a incidência dos casos humanos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no sul do Estado de Roraima nos Municípios de São João da Baliza e São Luiz do Anauá. As áreas de riscos foram determinadas mediante a aplicação de uma entrevista estruturada concomitante a um programa educativo como fator preventivo à população identificada portadora e a não portadora de (LTA) residente a 200 metros da borda florestal. Foi realizada a técnica de dissecção e procura dos protozoários no tubo digestivo do inseto seguida das técnicas de inoculação por via intradérmica no animal de laboratório, hamster (Mesocricetus auratus) e possível isolamento em meio ágar-sangue de Novy e McNeal modificado por Nicolle (NNN). Este estudo descreve 68 casos de (LTA) em humanos ocorridos em dois municípios nas duas localidades, detectados e registrados entre os anos de 2003 a 2005 cuja identificação e diagnóstico foram efetuados na unidade da Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Secretaria de Saúde do Estado. O diagnóstico constou de 68 pacientes (94%) apresentaram resultados positivos na pesquisa direta do parasita e cinco pacientes (6%) apresentaram resultados negativos, posteriormente foram submetidos à intradermorreação de Montenegro sendo confirmados com leitura após 72 horas, todos os pacientes tiveram lesões cutâneas, na maioria houve predomínio nos membros inferiores. Quanto à incidência da LTA referente ao estudo foi de 49 casos para o Município de São João da Baliza e 19 para o município de São Luiz do Anauá. Durante esta investigação foram efetuadas no referido período em ambos os Municípios, coletas de flebotomíneos nas áreas florestais e habitacionais utilizando armadilhas luminosas do tipo CDC, armadilha de Shannon com isca animal a 100 metros da borda da floresta e um aspirador do tipo Castro, para as coletas realizadas na base de árvore. No Município de São João da Baliza foram coletados 4.960 espécimes, e 5.703 para o Município de São Luiz do Anauá, do total dos espécimes coletados 10.487 correspondentes a 5.967 de fêmeas e 4.520 machos de flebotomíneos pertencentes aos gêneros: Lutzomyia França e Parrot (1924), distribuídos 18 no Município de São Luiz do Anauá e 20 espécies no Município de São João da Baliza. Quanto à taxa de infecção variação foi na borda da floresta foi 4.16% e 4.3% no interior foram 4.61% e 3.51%.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha