Horário de atividade e ocupação de roedores caviomorfos em uma floresta de terra firme amazônica / Juliana Costa Rennó. -

Por: Rennó, Juliana CostaColaborador(es):Spironello, Wilson Roberto [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [S.e], 2019Notas: 47 f.: ilust., colorAssunto(s): Roedores | Floresta de Terra Firme | Central AmazoniaClassificação Decimal de Dewey: 598 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2019. Sumário: O comportamento de mamíferos frugívoros, como a distribuição das espécies no tempo e espaço, pode ser alterado como consequência de mudanças nos fatores ambientais abióticos e bióticos. O presente trabalho utilizou registros de armadilhas fotográficas para investigar se a variação nas características ambientais afeta a atividade diária e a ocupação de quatro roedores caviomorfos em uma floresta de “terra firme” na Amazônia Central. Testamos a influência da precipitação no horário de atividade e na probabilidade de detecção dos roedores caviomorfos; a influência da topografia, a abundância de predadores, a quantidade de palmeiras e a distância da área não florestal na probabilidade de ocorrência dos roedores; e também a coocorrência entre espécies semelhantes. O horário de atividade não foi significativamente diferente, mas foi possível notar diferenças na distribuição dos horários de atividade entre os períodos seco e chuvoso. A covariável período influenciou a probabilidade de detecção de cutia (Dasyprocta leporina) e paca (Cuniculus paca). A probabilidade de ocorrência de cutiara (Myoprocta leporina) foi influenciada positivamente pela distância da área não florestal; a probabilidade de ocorrência de cutia (D. leporina) foi influenciada positivamente pela distância vertical da água; a probabilidade de ocorrência de paca (C. paca) foi negativamente relacionada pelo número de palmeiras Astrocaryum sciophilum; e a probabilidade de ocorrência de rato-de-espinho (Proechimys spp.) foi negativamente influenciada pelo número de palmeiras Astrocaryum acaule. A probabilidade de detecção de cutiara foi influenciada pela detecção de cutia e vice-versa e ambas se evitaram nos dois períodos. Este estudo fornece respostas relacionadas a partição do tempo e espaço, bem como a influência das características ambientais na proporção de área ocupada de quatro roedores sul-americanos. Informações inerentes a compreensão sobre a contribuição de roedores caviomorfos para o equilíbrio dinâmico da floresta de terra firme na Amazônia Central. Estudos como esse podem contribuir no monitoramento da biodiversidade. A longo prazo e associados a estudos ficados na dieta e telemetria podem esclarecer as limitações e a partição de nicho diante de varrições ambientais.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Dissertação Dissertação Biblioteca INPA
T 598 R416h (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2019-0370

Dissertação (mestre) - INPA, 2019.

O comportamento de mamíferos frugívoros, como a distribuição das espécies no tempo e espaço, pode ser alterado como consequência de mudanças nos fatores ambientais abióticos e bióticos. O presente trabalho utilizou registros de armadilhas fotográficas para investigar se a variação nas características ambientais afeta a atividade diária e a ocupação de quatro roedores caviomorfos em uma floresta de “terra firme” na Amazônia Central. Testamos a influência da precipitação no horário de atividade e na probabilidade de detecção dos roedores caviomorfos; a influência da topografia, a abundância de predadores, a quantidade de palmeiras e a distância da área não florestal na probabilidade de ocorrência dos roedores; e também a coocorrência entre espécies semelhantes. O horário de atividade não foi significativamente diferente, mas foi possível notar diferenças na distribuição dos horários de atividade entre os períodos seco e chuvoso. A covariável período influenciou a probabilidade de detecção de cutia (Dasyprocta leporina) e paca (Cuniculus paca). A probabilidade de ocorrência de cutiara (Myoprocta leporina) foi influenciada positivamente pela distância da área não florestal; a probabilidade de ocorrência de cutia (D. leporina) foi influenciada positivamente pela distância vertical da água; a probabilidade de ocorrência de paca (C. paca) foi negativamente relacionada pelo número de palmeiras Astrocaryum sciophilum; e a probabilidade de ocorrência de rato-de-espinho (Proechimys spp.) foi negativamente influenciada pelo número de palmeiras Astrocaryum acaule. A probabilidade de detecção de cutiara foi influenciada pela detecção de cutia e vice-versa e ambas se evitaram nos dois períodos. Este estudo fornece respostas relacionadas a partição do tempo e espaço, bem como a influência das características ambientais na proporção de área ocupada de quatro roedores sul-americanos. Informações inerentes a compreensão sobre a contribuição de roedores caviomorfos para o equilíbrio dinâmico da floresta de terra firme na Amazônia Central. Estudos como esse podem contribuir no monitoramento da biodiversidade. A longo prazo e associados a estudos ficados na dieta e telemetria podem esclarecer as limitações e a partição de nicho diante de varrições ambientais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha