Ictiofauna de igarapés de terra firme : estrutura das comunidades de duas bacias hidrográficas, Reserva Florestal Adolfo Ducke, Amazônia Central / Fernando Pereira de Mendonça.

Por: Mendonça, Fernando PereiraColaborador(es):Magnusson, William EDetalhes da publicação: 2002Notas: 43 fAssunto(s): Peixes -- Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus, AM) | Igarapés -- Reserva Florestal Adolpho Ducke (Manaus, AM)Classificação Decimal de Dewey: 574.526 32 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2002. Sumário: Na Amazônia Central, pequenos riachos de águas ácidas e pobres em nutrientes constituem uma densa rede hídrica. Contudo, pouco é conhecido sobre a riqueza e abundância de sua ictiofauna. Para determinar a composição ictiofaunística das bacias hidrográficas existentes na Reserva Florestal Adolfo Ducke, Manaus-AM, determinar a independência das mesmas como unidades de manejo, bem como determinar quais fatores estão influenciando a estrutura da comunidade, 35 igarapés de terra-firme foram estudados. Análises multivariadas foram aplicadas para determinar se as dimensões dos copos de água, substrato, bacia de drenagem ou fatores físico-químicos influenciam a distribuição de espécies. A comunidade de peixes foi composta por pelo menos 49 espécies. Em média, a riqueza foi semelhante entre os sítios de amostragem independente da dimensão dos mesmos. A composição de espécies foi relacionada com a presença de ácidos húmicos, partículas em suspensão, com velocidade de corrente, vazão e com o tipo de substrato, especialmente troncos e bancos de liteira. As bacias de drenagem possuem comunidades diferentes, devendo ser consideradas unidades de manejo distintas. A riqueza por trecho amostrado (diversidade alfa) foi pequena, em relação a riqueza total encontrada, indicando uma alta diversidade beta. Tais resultados indicam a necessidade da criação de mais unidades de conservação nesta região, incluindo áreas de cabeceiras, de forma a se manter a diversidade da ictiofauna de igarapés de terra-firme.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
T 574.526 32 M539i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0281

Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2002.

Na Amazônia Central, pequenos riachos de águas ácidas e pobres em nutrientes constituem uma densa rede hídrica. Contudo, pouco é conhecido sobre a riqueza e abundância de sua ictiofauna. Para determinar a composição ictiofaunística das bacias hidrográficas existentes na Reserva Florestal Adolfo Ducke, Manaus-AM, determinar a independência das mesmas como unidades de manejo, bem como determinar quais fatores estão influenciando a estrutura da comunidade, 35 igarapés de terra-firme foram estudados. Análises multivariadas foram aplicadas para determinar se as dimensões dos copos de água, substrato, bacia de drenagem ou fatores físico-químicos influenciam a distribuição de espécies. A comunidade de peixes foi composta por pelo menos 49 espécies. Em média, a riqueza foi semelhante entre os sítios de amostragem independente da dimensão dos mesmos. A composição de espécies foi relacionada com a presença de ácidos húmicos, partículas em suspensão, com velocidade de corrente, vazão e com o tipo de substrato, especialmente troncos e bancos de liteira. As bacias de drenagem possuem comunidades diferentes, devendo ser consideradas unidades de manejo distintas. A riqueza por trecho amostrado (diversidade alfa) foi pequena, em relação a riqueza total encontrada, indicando uma alta diversidade beta. Tais resultados indicam a necessidade da criação de mais unidades de conservação nesta região, incluindo áreas de cabeceiras, de forma a se manter a diversidade da ictiofauna de igarapés de terra-firme.

Área de concentração: Ecologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha