Traços morfológicos contrastantes em assembleias de formigas ao longo de um gradiente ambiental na Bacia Amazônica / Diego Rodrigues Guilherme

Por: Guilherme, Diego RodriguesColaborador(es):Souza, Jorge Luiz Pereira de [Orientador. ] | [Coorientador. ]Detalhes da publicação: Manaus: [s.e], 2018Notas: 25 f. : il.. colorAssunto(s): Formigas | Traço funcional | Formicidae | FormicidaeClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: mestrado: Mestrado: INPA, 2018. Sumário: Gradientes ambientais podem selecionar espécies, resultando em assembleias com traços funcionais contrastantes nos extremos do gradiente. Nós usamos um gradiente de tipo de vegetação como um indicador para complexidade ambiental da liteira e testamos como preditor de traços morfológicos de formigas de solo. O desenho amostral cobriu 8 locais de coleta situados em um gradiente latitudinal de 1.050 km de extensão na Bacia Amazônica com diferentes fitofisionomias. Selecionamos seis traços morfológicos das formigas relacionados ao forrageio e predação. O modelo linear misto generalizado foi utilizado para predizer como a complexidade ambiental está afetando os traços funcionais das formigas de liteira. Ambientes estruturalmente menos complexos (ex. Savana Amazônica) abrigaram formigas menores, com mandíbulas e pecíolos pequenos e olhos e fêmur relativamente grandes. Em ambientes complexos as formigas exibiram tamanho maior com mandíbulas e pecíolos relativamente grandes e olhos e fêmur relativamente menores. A maior diferença nos traços foi entre os extremos do gradiente de complexidade ambiental (florestas e savanas). Entre os tipos florestais, os traços foram, em média, mais similares fazendo a relação a relação savana/floresta ser mais bem representada por uma curva. As condições ambientais podem atuar como “filtros” em determinadas características das espécies que nele habitam. A abordagem funcional focada em cada traço individualmente pode ligar os traços ao comportamento revelando quais estratégias de forrageio de formigas estão mais bem estabelecidas em determinado tipo de hábitat.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Dissertação Dissertação Biblioteca INPA
T 595.796 G956t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2019-0141

mestrado: Mestrado: INPA, 2018.

Gradientes ambientais podem selecionar espécies, resultando em assembleias com traços funcionais contrastantes nos extremos do gradiente. Nós usamos um gradiente de tipo de vegetação como um indicador para complexidade ambiental da liteira e testamos como preditor de traços morfológicos de formigas de solo. O desenho amostral cobriu 8 locais de coleta situados em um gradiente latitudinal de 1.050 km de extensão na Bacia Amazônica com diferentes fitofisionomias. Selecionamos seis traços morfológicos das formigas relacionados ao forrageio e predação. O modelo linear misto generalizado foi utilizado para predizer como a complexidade ambiental está afetando os traços funcionais das formigas de liteira. Ambientes estruturalmente menos complexos (ex. Savana Amazônica) abrigaram formigas menores, com mandíbulas e pecíolos pequenos e olhos e fêmur relativamente grandes. Em ambientes complexos as formigas exibiram tamanho maior com mandíbulas e pecíolos relativamente grandes e olhos e fêmur relativamente menores. A maior diferença nos traços foi entre os extremos do gradiente de complexidade ambiental (florestas e savanas). Entre os tipos florestais, os traços foram, em média, mais similares fazendo a relação a relação savana/floresta ser mais bem representada por uma curva. As condições ambientais podem atuar como “filtros” em determinadas características das espécies que nele habitam. A abordagem funcional focada em cada traço individualmente pode ligar os traços ao comportamento revelando quais estratégias de forrageio de formigas estão mais bem estabelecidas em determinado tipo de hábitat.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha