Efeitos do pH, cálcio e temperatura sobre a homeostase iônico de alevinos de tambaqui, Colossoma macropomum (Characiformes, Serrasalmidae) / Juvenal Machado Portela.

Por: Portela, Juvenal MachadoColaborador(es):Val, Adalberto Luís [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1998Notas: 41 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- FisiologiaClassificação Decimal de Dewey: 597.5 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998 Sumário: O equilíbrio iônico com o meio aquático é de vital importância para a sobrevivência dos peixes. Submetemos o tambaqui (Colossoma macropomum) a extremos de pH (3,2 e 9,2), a acidez mais alta concentração de Ca+² (pH 3,2 e 300µmol/L de Ca+²) e extremos de temperatura (22 °C e 38 °C), com o objetivo de verificar quais seriam os efeitos sobre a homeostase iônica da espécie. Para tanto, utilizamos 100 alevinos de tambaqui em cada experimento, sendo os mesmos distribuídos igualitariamente em 10 câmaras plásticas com 5 litros de água em cada e suprimento constante de oxigênio. As amostras de água foram coletadas nos tempos de 1, 3 e 6 e analisadas em fotômetro de chama para verificar as concentrações de Ca+², Na+ e K+, enquanto que as concentrações de Cl- foram determinadas pelo método de Schales. Tanto na acidez como na alcalinidade, a espécie apresentou distúrbio iônico, com perdas anormais de Na+, K+, Ca+² e Cl-. Na exposição à acidez e alta concentração de cálcio o distúrbio iônico foi amenizado, com ganhos significativos de Ca+² e sensíveis reduções nas perdas de Na+ e Cl-, comparado com a exposição à acidez somente. Na exposição a alta temperatura, observamos perdas significativas de Na+ e K+, com o Ca+² e Cl- permanecendo inalterados. Em temperatura baixa ocorreu um influxo de Na+ e um efluxo de Cl- anormais, apenas na primeira hora de exposição, normalizando-se nas horas seguintes. Em todas as situações C. macropomum demonstrou boa capacidade de recuperação da homeostase iônica quando as condições do meio retornaram ao normal.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1998

O equilíbrio iônico com o meio aquático é de vital importância para a sobrevivência dos peixes. Submetemos o tambaqui (Colossoma macropomum) a extremos de pH (3,2 e 9,2), a acidez mais alta concentração de Ca+² (pH 3,2 e 300µmol/L de Ca+²) e extremos de temperatura (22 °C e 38 °C), com o objetivo de verificar quais seriam os efeitos sobre a homeostase iônica da espécie. Para tanto, utilizamos 100 alevinos de tambaqui em cada experimento, sendo os mesmos distribuídos igualitariamente em 10 câmaras plásticas com 5 litros de água em cada e suprimento constante de oxigênio. As amostras de água foram coletadas nos tempos de 1, 3 e 6 e analisadas em fotômetro de chama para verificar as concentrações de Ca+², Na+ e K+, enquanto que as concentrações de Cl- foram determinadas pelo método de Schales. Tanto na acidez como na alcalinidade, a espécie apresentou distúrbio iônico, com perdas anormais de Na+, K+, Ca+² e Cl-. Na exposição à acidez e alta concentração de cálcio o distúrbio iônico foi amenizado, com ganhos significativos de Ca+² e sensíveis reduções nas perdas de Na+ e Cl-, comparado com a exposição à acidez somente. Na exposição a alta temperatura, observamos perdas significativas de Na+ e K+, com o Ca+² e Cl- permanecendo inalterados. Em temperatura baixa ocorreu um influxo de Na+ e um efluxo de Cl- anormais, apenas na primeira hora de exposição, normalizando-se nas horas seguintes. Em todas as situações C. macropomum demonstrou boa capacidade de recuperação da homeostase iônica quando as condições do meio retornaram ao normal.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha