Contribuição ao conhecimento da Coleopteroerofauna visitante de cupuaçu Theobroma grandiflorum (Willdenow ex Sprengel) Schuman em um bairro de Manaus, Amazonas / Maria das Graças Vale Barbosa.

Por: Barbosa, Maria das Graças ValeColaborador(es):Fonseca, Cláudio Ruy Vasconcelos da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1994Notas: 143 f. : ilAssunto(s): Coleópteros -- Manaus (AM) | CupuaçuClassificação Decimal de Dewey: 595.76 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994 Sumário: Foram realizadas durante um período de 12 meses consecutivos de fev/92 a jan/93 coletas: manuais, com aplicação de inseticida (método de queda) e com armadilhas de interceptação de vôo em uma plantação de cupuaçu de propriedades particular no Bairro de Cidade Nova V. Foram observados e coletados 1212 exemplares de coleoptera visitantes de plantas de cupuaçu Theobroma grandiflorum Schum, fruteira nativa da região Amazônica. Registraram-se quantitativamente os coleópteros coletados encontrados em plantas localizadas em: a) áreas expostas ao sol (aberta) e em áreas sombreadas com uma maior abundância nas plantas expostas ao sol; b) plantas localizadas em terreno de relevo plano ou inclinado coletando-se uma maior quantidade de exemplares em plantas de relevo plano; c) e observou-se ainda coleópteros visitantes de plantas com presença ou ausência de flores e frutos, encontrando-se uma maior quantidade de exemplares em plantas com flores e sem frutos. Foram abordados aspectos de sazonalidade, onde encontrou-se maior freqüência por exemplares nos meses correspondentes ao período menos chuvoso (de junho a novembro). Relacionaram-se a quantidade de exemplares coletados (e as famílias de Coleoptera) nos intervalos de tempo sendo o horário da manhã o que maior quantidade de exemplares apresentou. Identificaram-se 37 famílias de Coleoptera das quais as mais abundantes foram Chrysomelidae 25,17%, Staphylinidae 16,83%, Coccinellidae 12,46%, Scolytidae 6,77%, Curculionidae 6,52%, Euglenidae 5,85%, Platypodidae 4,79%, Nitidulidae 3,7% e 17,90% para as 29 famílias restantes. Foram identificados os gêneros, Desmobaris e Phytotribus (Curculionidae) cujas espécies ainda não foram identificadas. Os exemplares de Desmobaris foram encontrados nos brotos foliares da planta, sendo considerados pragas de viveiros de cupuaçu. De Phytotribus entretanto, ainda não se conhece sua relação com a planta. Indivíduos da espécie Spaethiella coccinea (Chrysomelidae, Cassidinae) foram observados e coletados rendilhando as folhas das plantas de cupuaçu.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994

Foram realizadas durante um período de 12 meses consecutivos de fev/92 a jan/93 coletas: manuais, com aplicação de inseticida (método de queda) e com armadilhas de interceptação de vôo em uma plantação de cupuaçu de propriedades particular no Bairro de Cidade Nova V. Foram observados e coletados 1212 exemplares de coleoptera visitantes de plantas de cupuaçu Theobroma grandiflorum Schum, fruteira nativa da região Amazônica. Registraram-se quantitativamente os coleópteros coletados encontrados em plantas localizadas em: a) áreas expostas ao sol (aberta) e em áreas sombreadas com uma maior abundância nas plantas expostas ao sol; b) plantas localizadas em terreno de relevo plano ou inclinado coletando-se uma maior quantidade de exemplares em plantas de relevo plano; c) e observou-se ainda coleópteros visitantes de plantas com presença ou ausência de flores e frutos, encontrando-se uma maior quantidade de exemplares em plantas com flores e sem frutos. Foram abordados aspectos de sazonalidade, onde encontrou-se maior freqüência por exemplares nos meses correspondentes ao período menos chuvoso (de junho a novembro). Relacionaram-se a quantidade de exemplares coletados (e as famílias de Coleoptera) nos intervalos de tempo sendo o horário da manhã o que maior quantidade de exemplares apresentou. Identificaram-se 37 famílias de Coleoptera das quais as mais abundantes foram Chrysomelidae 25,17%, Staphylinidae 16,83%, Coccinellidae 12,46%, Scolytidae 6,77%, Curculionidae 6,52%, Euglenidae 5,85%, Platypodidae 4,79%, Nitidulidae 3,7% e 17,90% para as 29 famílias restantes. Foram identificados os gêneros, Desmobaris e Phytotribus (Curculionidae) cujas espécies ainda não foram identificadas. Os exemplares de Desmobaris foram encontrados nos brotos foliares da planta, sendo considerados pragas de viveiros de cupuaçu. De Phytotribus entretanto, ainda não se conhece sua relação com a planta. Indivíduos da espécie Spaethiella coccinea (Chrysomelidae, Cassidinae) foram observados e coletados rendilhando as folhas das plantas de cupuaçu.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha