Variações estruturais de troncos mortos e tempestades de vento afetam a diversidade de passalídeos (Scarabaeoidea, Passalidae) na Amazônia Central? / Janderson Batista Rodrigues Alencar

Por: Alencar, Janderson Batista RodriguesColaborador(es):Fonseca, Claudio Ruy Vasconcelos da [Orientador] | Baccaro, Fabricio Beggiato [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2018Notas: 57 f.: il., color.; 30 cmAssunto(s): Madeira morta | Saproxílicos | ColeopteraClassificação Decimal de Dewey: 577.34 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2018 Sumário: A quantidade de madeira morta é um dos principais preditores para diversidade de besouros saproxílicos em florestas. O entendimento de como variações na madeira morta e distúrbios naturais afetam a diversidade de insetos é de extrema importancia para compreender a dinâmica florestal, conservação e distribuição das espécies. Assim, esta dissertação foi dividida em dois capítulos, o primeiro buscou correlacionar a diversidade de passalídeos com variações estruturais dos troncos mortos (micro-habitat), onde foram correlacionados a abundância e composição de besouros passalídeos com diâmetro e entre as classes de decomposição dos troncos, bem como, propomos uma classificação para as espécies de acordo com a região usada para construção das galerias. No segundo capítulo foram comparados a riqueza, abundância e composição de besouros passalídeos entre áreas de florestas afetadas e adjacentes aos blowdowns e entre tamanho das áreas amostradas, ambos os estudos no estado do Amazonas, Brasil. Foram usados modelos generalizados múltiplos (GLM) para investigar as relações entre os preditores e a riqueza, abundância e MANOVA por permutação para composição. As abordagens indicam que a alta variabilidade de troncos usados pelos passalídeos em Campinaranas pode significar forte seleção de espécies com habilidades generalistas, provavelmente para compensar a baixa dispersão e o isolamento em áreas com pouca oferta de recursos na Amazônia. Nas áreas afetadas pelos blowdown foram encontradas maiores riquezas e abundâncias de espécies e surpreendentemente o tamanho da área perturbada teve um efeito inversamente proporcional na riqueza e abundância. Assim, tempestades de vento podem modificar a forma como estas espécies se distribuem em florestas tropicais. Estes resultados confirmam a importância de estruturantes da madeira morta e de perturbações naturais na diversidade de insetos saproxílicos para Amazônia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 577.34 A368v (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2018-0197

Dissertação (mestre) - INPA, 2018

A quantidade de madeira morta é um dos principais preditores para diversidade de besouros saproxílicos em florestas. O entendimento de como variações na madeira morta e distúrbios naturais afetam a diversidade de insetos é de extrema importancia para compreender a dinâmica florestal, conservação e distribuição das espécies. Assim, esta dissertação foi dividida em dois capítulos, o primeiro buscou correlacionar a diversidade de passalídeos com variações estruturais dos troncos mortos (micro-habitat), onde foram correlacionados a abundância e composição de besouros passalídeos com diâmetro e entre as classes de decomposição dos troncos, bem como, propomos uma classificação para as espécies de acordo com a região usada para construção das galerias. No segundo capítulo foram comparados a riqueza, abundância e composição de besouros passalídeos entre áreas de florestas afetadas e adjacentes aos blowdowns e entre tamanho das áreas amostradas, ambos os estudos no estado do Amazonas, Brasil. Foram usados modelos generalizados múltiplos (GLM) para investigar as relações entre os preditores e a riqueza, abundância e MANOVA por permutação para composição. As abordagens indicam que a alta variabilidade de troncos usados pelos passalídeos em Campinaranas pode significar forte seleção de espécies com habilidades generalistas, provavelmente para compensar a baixa dispersão e o isolamento em áreas com pouca oferta de recursos na Amazônia. Nas áreas afetadas pelos blowdown foram encontradas maiores riquezas e abundâncias de espécies e surpreendentemente o tamanho da área perturbada teve um efeito inversamente proporcional na riqueza e abundância. Assim, tempestades de vento podem modificar a forma como estas espécies se distribuem em florestas tropicais. Estes resultados confirmam a importância de estruturantes da madeira morta e de perturbações naturais na diversidade de insetos saproxílicos para Amazônia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha