Sistemática filogenética da tribo Tapinomini Emery (Formicidae, Dolichoderinae) do mundo até o nível de gênero / Ana Yoshi Harada.

Por: Harada, Ana YoshiColaborador(es):Papavero, Nelson [Orientador]Detalhes da publicação: Curitiba [s.n.] 1988Notas: 176 f. : ilAssunto(s): Tapinomini -- Classificação | Tapinomini -- FilogeniaClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Nota de dissertação: Tese (doutor) - Universidade Federal do Paraná, 1988 Sumário: Um estudo da filogenia e sistemática de 19 gêneros de Tapinomini do mundo, é apresentado baseado em caracteres de morfologia externa e proventrículo de operárias. A morfologia externa e do proventrículo são discutidas em detalhes. Características, filogenia, considerações gerais, distribuição geográfica e espécies examinadas para cada gênero são fornecidas, além de uma chave para identificação genérica, com ilustrações. A análise filogenética foi baseada em 41 caracteres de operárias adultas de 23 táxons. O comprimento mínimo do cladograma foi gerado usando o programa PAUP (Swollord, 1985). Com base neste estudo Tapinomini é considerada uma tribo monofilética constituída de 19 gêneros. São apresentados dois cladogramas ( figuras 1 e 2) mostrando a relação filogenética hipotética entre as tribos de Dolichoderini e os gêneros de Tapinomini, respectivamente. Todos os gêneros e grupos de espécies estudados possuem autapomorfias que estabelecem suas monofilias, com exceção do grupo regicidus de Bothriomyrmex, Tridomyrmex é dividido em três gêneros: Tridomyrmex, Synazteca e Metazteca. Azteca e Bothriomyrmex são considerados grupos monofiléticos, ambos com dois grupos de espécies distintos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Tese (doutor) - Universidade Federal do Paraná, 1988

Um estudo da filogenia e sistemática de 19 gêneros de Tapinomini do mundo, é apresentado baseado em caracteres de morfologia externa e proventrículo de operárias. A morfologia externa e do proventrículo são discutidas em detalhes. Características, filogenia, considerações gerais, distribuição geográfica e espécies examinadas para cada gênero são fornecidas, além de uma chave para identificação genérica, com ilustrações. A análise filogenética foi baseada em 41 caracteres de operárias adultas de 23 táxons. O comprimento mínimo do cladograma foi gerado usando o programa PAUP (Swollord, 1985). Com base neste estudo Tapinomini é considerada uma tribo monofilética constituída de 19 gêneros. São apresentados dois cladogramas ( figuras 1 e 2) mostrando a relação filogenética hipotética entre as tribos de Dolichoderini e os gêneros de Tapinomini, respectivamente. Todos os gêneros e grupos de espécies estudados possuem autapomorfias que estabelecem suas monofilias, com exceção do grupo regicidus de Bothriomyrmex, Tridomyrmex é dividido em três gêneros: Tridomyrmex, Synazteca e Metazteca. Azteca e Bothriomyrmex são considerados grupos monofiléticos, ambos com dois grupos de espécies distintos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha