Reconsiderando a tipologia das águas de Wallace: escolha de água de igarapé e maior sucesso de desova em um peixe amazônico / Gabriel Stefanelli Silva

Por: Silva, Gabriel StefanelliColaborador(es):Zuanon, Jansen Alfredo Sampaio [Orientador] | Pires, Tiago Henrique da Silva [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2018Notas: 25 f.: il., color.; 30 cmAssunto(s): Crenuchus spilurus -- Isolamento reprodutivo | HabitatClassificação Decimal de Dewey: 597.4 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2018 Sumário: Alfred Russel Wallace classificou as águas amazônicas em três: preta, branca e clara. Tem sido demonstrado que a adaptação a esses tipos d’água afeta o fluxo gênico, gerando uma importante fonte de diversificação para os peixes da Amazônia. Contudo, essa classificação é focada em grandes rios e não leva em consideração os pequenos cursos de água que permeiam a floresta de terra firme, conhecidos como igarapés. Comparados aos canais dos grandes rios, os igarapés cobrem uma área muito maior que a do Rio Amazonas e apresentam sua própria hidroquímica, principalmente devido à sua distinta composição florística. Nós avaliamos a importância da hidroquímica na escolha de habitat e na desova em Crenuchus spilurus, um pequeno peixe que habita igarapés inseridos em bacias de água preta e branca. Linhagens do Rio Negro (água preta) e Rio Amazonas (água branca) mostraram seleção ativa de água de igarapé e apresentaram sucesso de desova maior em água de igarapé quando comparado à água de floresta inundada. Devido ao papel das condições hidroquímicas de igarapé em moldar reprodução e comportamento, nossos resultados expandem as ideias de Wallace de que os tipos de água influenciam a diversidade, fornecendo evidência que igarapés representam um importante habitat mediando adaptação em peixes amazônicos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 597.4 S586r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2018-0184

Dissertação (mestre) - INPA, 2018

Alfred Russel Wallace classificou as águas amazônicas em três: preta, branca e clara. Tem sido demonstrado que a adaptação a esses tipos d’água afeta o fluxo gênico, gerando uma importante fonte de diversificação para os peixes da Amazônia. Contudo, essa classificação é focada em grandes rios e não leva em consideração os pequenos cursos de água que permeiam a floresta de terra firme, conhecidos como igarapés. Comparados aos canais dos grandes rios, os igarapés cobrem uma área muito maior que a do Rio Amazonas e apresentam sua própria hidroquímica, principalmente devido à sua distinta composição florística. Nós avaliamos a importância da hidroquímica na escolha de habitat e na desova em Crenuchus spilurus, um pequeno peixe que habita igarapés inseridos em bacias de água preta e branca. Linhagens do Rio Negro (água preta) e Rio Amazonas (água branca) mostraram seleção ativa de água de igarapé e apresentaram sucesso de desova maior em água de igarapé quando comparado à água de floresta inundada. Devido ao papel das condições hidroquímicas de igarapé em moldar reprodução e comportamento, nossos resultados expandem as ideias de Wallace de que os tipos de água influenciam a diversidade, fornecendo evidência que igarapés representam um importante habitat mediando adaptação em peixes amazônicos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha