Estrutura da comunidade de chironomidae na reserva florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central, e associação de larvas e adultos de gênero Polypedilum Kieffer (Diptera: Nematocera) / Patrícia do Rosário Reis.

Por: Reis, Patrícia do RosárioColaborador(es): Hamada, Neusa [Orientadora] | Ferreira, Ruth Leila Menezes [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: xi, 79 f. : il. colorAssunto(s): Chironomidae | Poypedilum kieffer | Diptera -- Amazônia | Insetos aquáticos -- Amazônia | Reserva Florestal Adolpho DuckeClassificação Decimal de Dewey: 595.771 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: Este trabalho teve por objetivo descrever a distribuição espacial e temporal da assembléia de Chironomidae relacionada a fatores ambientais, e associar larvas a adultos de espécies/morfótipos do gênero Polypedilum Kieffer, para identificação taxonômica destas. Foram identificadas 11.650 larvas de Chironomidae, coletadas em habitas de correnteza e remanso, em 38 pontos amostrais, nas duas bacias hidrográficas da RAFD, nos períodos chuvoso e seco, no de ano 2004. O gênero mais abundante, nos dois períodos amostrados foi Polypedilum (16%). A assembléia de Chironomidae foi mais abundante no período de chuva (P 0,05), porém a composição e riqueza se mantiveram relativamente estáveis nos dois períodos amostrados (P 0,05). Quanto à variação espacial, nenhuma diferença foi observada entre bacias hidrográficas, hábitats de remanso e correnteza, e gradiente de tamanho dos igarapés, tanto em relação à abundância quanto à composição (P 0,05). Os hábitats de correnteza e remanso mostraram diferença em na abundância quando os gêneros de Chironomidae foram analisados separadamente. A Análise de Correspondência Canônica foi utilizada para descrever o padrão de distribuição (composição) dos gêneros de Chironomidae em relação aos fatores abióticos; foi observado um padrão sazonal distinto na estrutura da comunidade. Quatorze morfótipos de Polypedilum foram encontrados, destes, larvas de quatro espécies/morfótipos foram associadas com os adultos, a partir de criação em laboratório. As larvas identificadas até espécie pertencem a Polypedilum falax Johannsen e Polypedilum tupi Bidawid & Kafka. Os adultos das outras duas larvas, que foram apenas morfotipadas, não pertencem a nenhuma das espécies de Polypedilum registradas na Amazônia, provavelmente, representam novos registros para a região ou espécies ainda não descritas. Uma chave de identificação em nível de espécies/morfótipos para larvas de Polypedilum coletadas na RFAD é apresentada. Palavras chaves: insetos aquáticos, Reserva Florestal Adolpho Ducke, assembléia de Chironomidae, taxonomia, distribuição espacial, substrato.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

Este trabalho teve por objetivo descrever a distribuição espacial e temporal da assembléia de Chironomidae relacionada a fatores ambientais, e associar larvas a adultos de espécies/morfótipos do gênero Polypedilum Kieffer, para identificação taxonômica destas. Foram identificadas 11.650 larvas de Chironomidae, coletadas em habitas de correnteza e remanso, em 38 pontos amostrais, nas duas bacias hidrográficas da RAFD, nos períodos chuvoso e seco, no de ano 2004. O gênero mais abundante, nos dois períodos amostrados foi Polypedilum (16%). A assembléia de Chironomidae foi mais abundante no período de chuva (P 0,05), porém a composição e riqueza se mantiveram relativamente estáveis nos dois períodos amostrados (P 0,05). Quanto à variação espacial, nenhuma diferença foi observada entre bacias hidrográficas, hábitats de remanso e correnteza, e gradiente de tamanho dos igarapés, tanto em relação à abundância quanto à composição (P 0,05). Os hábitats de correnteza e remanso mostraram diferença em na abundância quando os gêneros de Chironomidae foram analisados separadamente. A Análise de Correspondência Canônica foi utilizada para descrever o padrão de distribuição (composição) dos gêneros de Chironomidae em relação aos fatores abióticos; foi observado um padrão sazonal distinto na estrutura da comunidade. Quatorze morfótipos de Polypedilum foram encontrados, destes, larvas de quatro espécies/morfótipos foram associadas com os adultos, a partir de criação em laboratório. As larvas identificadas até espécie pertencem a Polypedilum falax Johannsen e Polypedilum tupi Bidawid & Kafka. Os adultos das outras duas larvas, que foram apenas morfotipadas, não pertencem a nenhuma das espécies de Polypedilum registradas na Amazônia, provavelmente, representam novos registros para a região ou espécies ainda não descritas. Uma chave de identificação em nível de espécies/morfótipos para larvas de Polypedilum coletadas na RFAD é apresentada. Palavras chaves: insetos aquáticos, Reserva Florestal Adolpho Ducke, assembléia de Chironomidae, taxonomia, distribuição espacial, substrato.

Área de concentração : Entomologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha