Taxonomia de Traumatomutilla André, 1901 (Hymenoptera: Mutillidae): grupos de espécie e a fauna da Amazônia brasileira / Pedro Reck Bartholomay.

Por: Bartholomay, Pedro ReckColaborador(es):Oliveira, Marcio Luiz de [Orientador] | Williams, Kevin AndrewDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2014Notas: xiii, 92 f. : il. color. ; 30 cmAssunto(s): Vespas | TaxonomiaClassificação Decimal de Dewey: 595.798 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2014. Sumário: Com cerca de 200 espécies descritas, Traumatomutilla André, 1901 é um dos maiores gêneros de Mutillidae neotropicais, possuindo grande potencial como objeto para estudos evolutivos, biogeográficos e comportamentais. Excetuando as localidades-tipo das descrições originais, não existem dados a respeito da ocorrência das espécies desse gênero na Amazônia brasileira, e o último trabalho taxonômico sobre Traumatomutilla data de 1969. Apesar de diferentes autores compararem e gruparem as espécies do gênero em grupos de espécies ao longo dos anos, tais grupos nunca foram formalmente estabelecidos. Além disso, grande parte das características utilizadas para a definição dos grupos de espécies são padrões de manchas e cerdas sujeitos a variações extremas dentro de uma mesma espécie. Tendo em vista a defasagem de informações a respeito do grupo na região e a importância do mesmo como modelo para estudos aplicados, o presente trabalhou visou atualizar as informações a respeito da taxonomia e distribuição geográfica de Traumatomutilla com ênfase nas espécies da Amazônia brasileira, estabelecer os grupos de espécies do gênero com base em características estruturais e listar as espécies pertencentes a cada um dos grupos. O material analisados compreende todos os espécimes de Traumatomutilla coletados na região amazônica brasileira e depositados em diferentes coleções nacionais e internacionais. Para definição dos grupos de espécies e redescrições, foram analisados os holótipos e/ou parátipos de 55 das 142 espécies descritas com base nas fêmeas, além de extenso material de referência, contendo exemplares comparados com o holótipo e identificados por especialistas no gênero. Um catálogo comentado das espécies do gênero para Amazônia brasileira baseado na literatura e espécimes coletados na região é fornecido. Uma chave de identificação para os grupos de espécies é fornecida juntamente com uma breve diagnose de cada grupo e as espécies pertencentes ao mesmo. Cinco novas espécies são descritas, as espécies T. integella (Cresson, 1902), T. verecunda (Cresson, 1902) e T. tabapua Casal, 1969 são redescritas. São caracterizados 12 grupos de espécie para o gênero, englobando 1 21 das 142 espécies e subespécies válidas descritas com base nas fêmeas. Além das novas espécies, foram encontradas 42 espécies de Traumatomutilla na região amazônica brasileira, das quais três representam novos registros para o Brasil, dez representam novos registros para a região e 23 tiveram sua distribuição geográfica ampliada na região.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T595.798 B287t (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2018-0090

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2014.

Com cerca de 200 espécies descritas, Traumatomutilla André, 1901 é um dos maiores gêneros de Mutillidae neotropicais, possuindo grande potencial como objeto para estudos evolutivos, biogeográficos e comportamentais. Excetuando as localidades-tipo das descrições originais, não existem dados a respeito da ocorrência das espécies desse gênero na Amazônia brasileira, e o último trabalho taxonômico sobre Traumatomutilla data de 1969. Apesar de diferentes autores compararem e gruparem as espécies do gênero em grupos de espécies ao longo dos anos, tais grupos nunca foram formalmente estabelecidos. Além disso, grande parte das características utilizadas para a definição dos grupos de espécies são padrões de manchas e cerdas sujeitos a variações extremas dentro de uma mesma espécie. Tendo em vista a defasagem de informações a respeito do grupo na região e a importância do mesmo como modelo para estudos aplicados, o presente trabalhou visou atualizar as informações a respeito da taxonomia e distribuição geográfica de Traumatomutilla com ênfase nas espécies da Amazônia brasileira, estabelecer os grupos de espécies do gênero com base em características estruturais e listar as espécies pertencentes a cada um dos grupos. O material analisados compreende todos os espécimes de Traumatomutilla coletados na região amazônica brasileira e depositados em diferentes coleções nacionais e internacionais. Para definição dos grupos de espécies e redescrições, foram analisados os holótipos e/ou parátipos de 55 das 142 espécies descritas com base nas fêmeas, além de extenso material de referência, contendo exemplares comparados com o holótipo e identificados por especialistas no gênero. Um catálogo comentado das espécies do gênero para Amazônia brasileira baseado na literatura e espécimes coletados na região é fornecido. Uma chave de identificação para os grupos de espécies é fornecida juntamente com uma breve diagnose de cada grupo e as espécies pertencentes ao mesmo. Cinco novas espécies são descritas, as espécies T. integella (Cresson, 1902), T. verecunda (Cresson, 1902) e T. tabapua Casal, 1969 são redescritas. São caracterizados 12 grupos de espécie para o gênero, englobando 1 21 das 142 espécies e subespécies válidas descritas com base nas fêmeas. Além das novas espécies, foram encontradas 42 espécies de Traumatomutilla na região amazônica brasileira, das quais três representam novos registros para o Brasil, dez representam novos registros para a região e 23 tiveram sua distribuição geográfica ampliada na região.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha