Calliphoridae (Diptera) de Manaus : levantamento taxonômico, sazonalidade, atividade de vôo, desenvolvimento ovariano e potencialidade como vetores de bactérias, nas feiras livres / Norival Dagoberto Paraluppi.

Por: Paraluppi, Norival DagobertoColaborador(es):Castellón Bermudez, Eloy Guillermo [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1992Notas: 123 f. : ilAssunto(s): Calliphoridae -- Manaus (AM)Classificação Decimal de Dewey: 595.7 Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1992 Sumário: Foram estudadas as populações das moscas califorídeas de Manaus, sob os seguintes aspectos: levantamento taxonômico, sazonalidade, atividade de vôo, desenvolvimento ovariano das fêmeas em relação às iscas e potencialidade como disseminadoras de entero-bactérias nas feiras livres. Ficou demonstrado que as espécies invasoras de Chrysomya estão dominando todos os ambientes, sendo que Chrysomya putoria predominou na área urbana e Chrysomya megacephala, a espécie mais capturada, predominou na área rural. Por outro lado, essas espécies introduzidas mostraram-se ativas o dia todo, independentemente dos fatores ambientais, tais como: temperatura, umidade relativa e luminosidade. São discutidas as possibilidades de Phaenicia eximia, uma espécie endêmica, estar alterando o seu comportamento face às pressões a que tem sido submetida por parte das espécies invasoras; Cochliomyia macellaria, espécie também endêmica, ao que tudo indica, está sofrendo deslocamento, apresentando baixa densidade populacional na região, principalmente na época chuvosa. Isca de pulmão bovino mostrou-se atrativa durante todo o período de captura, enquanto que Peixe, perdeu a atratividade durante os meses de alta pluviosidade. Dentre as fêmeas dissecadas, houve predominância daquelas cujos ovários se encontravam nas fases intermediárias do desenvolvimento, demonstrando que a procura pelas iscas está relacionada muito mais com a alimentação que com a oviposição. As análises estatísticas indicaram que a ocorrência das moscas em uma determinada área, depende tanto das iscas quanto do local e indicam também que as diferentes iscas utilizadas selecionam fêmeas com diferentes fases ovarianas. A partir dos estudos bacteriológicos, foi detectada a presença de coliformes fecais na maioria das amostras analisadas, o que sugere que nas feiras livres os califorídeos são potencialmente capazes de atuarem como vetores de bactérias patogênicas. Essa elevada contaminação fecal deve-se, de modo geral, às precárias condições de higiene observadas nas feiras visitadas. São sugeridas medidas para minimizar o problema.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Tese T 595.7 P222c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 99-0242

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1992

Foram estudadas as populações das moscas califorídeas de Manaus, sob os seguintes aspectos: levantamento taxonômico, sazonalidade, atividade de vôo, desenvolvimento ovariano das fêmeas em relação às iscas e potencialidade como disseminadoras de entero-bactérias nas feiras livres. Ficou demonstrado que as espécies invasoras de Chrysomya estão dominando todos os ambientes, sendo que Chrysomya putoria predominou na área urbana e Chrysomya megacephala, a espécie mais capturada, predominou na área rural. Por outro lado, essas espécies introduzidas mostraram-se ativas o dia todo, independentemente dos fatores ambientais, tais como: temperatura, umidade relativa e luminosidade. São discutidas as possibilidades de Phaenicia eximia, uma espécie endêmica, estar alterando o seu comportamento face às pressões a que tem sido submetida por parte das espécies invasoras; Cochliomyia macellaria, espécie também endêmica, ao que tudo indica, está sofrendo deslocamento, apresentando baixa densidade populacional na região, principalmente na época chuvosa. Isca de pulmão bovino mostrou-se atrativa durante todo o período de captura, enquanto que Peixe, perdeu a atratividade durante os meses de alta pluviosidade. Dentre as fêmeas dissecadas, houve predominância daquelas cujos ovários se encontravam nas fases intermediárias do desenvolvimento, demonstrando que a procura pelas iscas está relacionada muito mais com a alimentação que com a oviposição. As análises estatísticas indicaram que a ocorrência das moscas em uma determinada área, depende tanto das iscas quanto do local e indicam também que as diferentes iscas utilizadas selecionam fêmeas com diferentes fases ovarianas. A partir dos estudos bacteriológicos, foi detectada a presença de coliformes fecais na maioria das amostras analisadas, o que sugere que nas feiras livres os califorídeos são potencialmente capazes de atuarem como vetores de bactérias patogênicas. Essa elevada contaminação fecal deve-se, de modo geral, às precárias condições de higiene observadas nas feiras visitadas. São sugeridas medidas para minimizar o problema.

Área de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha