Aspectos físico-ecológicos do camarão de água doce Macrobrachium iheringi (Ortmann, 1897) (Crustacea - Decapoda - Palaemonidae) / Lélio Favaretto.

Por: Favaretto, LélioColaborador(es):Nomura, Hitoshi [Orientador]Detalhes da publicação: Ribeirão Preto [s.n.] 1973Notas: 106 f. : ilAssunto(s): Macrobrachium iheringi | PalaemonidaeClassificação Decimal de Dewey: 595.3 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 1973 Sumário: Em nosso trabalho utilizamos camarões de água doce da espécie Macrobrachium iheringi (Ortmann), procedente do município de Torrinha, Estado de São Paulo, onde se encontram com relativa abundância. A coleta daquele crustáceo foi realizada durante os anos de 1972 e 1973, e os animais foram transportados e mantidos em aquários no laboratório, a fim de se proceder aos estudos. Durante as coletas analisamos na água local algumas condições ambientais que consideramos importantes variáveis como pH, temperatura, dureza, condutividade elétrica, infiltração da luz, fauna e flora. No laboratório, procedemos a medidas de cefalotórax, abdome, télson, 2º pereiópodo e olho, relacionando-os com o comprimento total. A relação comprimento/peso foi também determinada. A fisiologia da respiração e da circulação foi considerada, principalmente quanto à sua relação com o peso do animal, temperatura e salinidade da água. Os aspectos biológicos observados e descritos limitaram-se principalmente aos hábitos alimentares, razão sexual e reprodução; incluímos também competidores e predadores. São descritas as técnicas empregadas para a captura, transporte e criação do camarão no no laboratório.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Dissertação (mestre) - Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 1973

Em nosso trabalho utilizamos camarões de água doce da espécie Macrobrachium iheringi (Ortmann), procedente do município de Torrinha, Estado de São Paulo, onde se encontram com relativa abundância. A coleta daquele crustáceo foi realizada durante os anos de 1972 e 1973, e os animais foram transportados e mantidos em aquários no laboratório, a fim de se proceder aos estudos. Durante as coletas analisamos na água local algumas condições ambientais que consideramos importantes variáveis como pH, temperatura, dureza, condutividade elétrica, infiltração da luz, fauna e flora. No laboratório, procedemos a medidas de cefalotórax, abdome, télson, 2º pereiópodo e olho, relacionando-os com o comprimento total. A relação comprimento/peso foi também determinada. A fisiologia da respiração e da circulação foi considerada, principalmente quanto à sua relação com o peso do animal, temperatura e salinidade da água. Os aspectos biológicos observados e descritos limitaram-se principalmente aos hábitos alimentares, razão sexual e reprodução; incluímos também competidores e predadores. São descritas as técnicas empregadas para a captura, transporte e criação do camarão no no laboratório.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha