O ciclo de vida de Neoechinorhynchus (Neoechinorhynchus) buttnerae Golvan, 1956 (Eoacanthocephala: Neoechinorhynchidae) parasito do Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Characiformes: Characidae) da Amazônia brasileira / Felipe de Sousa Lourenço

Por: Lourenço, Felipe de SousaColaborador(es):Malta, José Celso de Oliveira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2017Notas: vii, 45f.: il., color.; 30 cmAssunto(s): Tambaqui (Peixe) | Parasitas | Colossoma macropomum -- Amazônia brasileiraClassificação Decimal de Dewey: 578.65 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2017 Sumário: Foi descrito o ciclo de vida de Neoechinorhynchus (Neoechinorhynchus) buttnerae, parasita de Colossoma macropomum, baseado na descrição morfológica de seus estágios larvais e identificação de seu hospedeiro intermediário. Foram coletadas amostras de plâncton de um viveiro escavado no município Rio Preto da Eva, Amazonas, Brasil. Foram analisados exemplares de C. macropomum parasitados para coleta dos adultos de N (N.) buttnerae e avaliar o parasitismo e os índices parasitários. Todos os peixes necropsiados estavam parasitados N. (N.) buttnerae. O hospedeiro intermediário de N (N.) buttnerae foi uma espécie de Ostracoda. Para a descrição dos estágios larvais de N. (N.) buttnerae foi utilizado método experimental em laboratório. Foi encontrado um total de onze estágios larvais, uma fase de acântor, e dez fases de acantela e o 11º estágio o infectante. Tentativas de se cultivar o Ostracoda até o desenvolvimento da larva em estágio infectante falharam, sendo cultivado até no máximo 26 dias, onde foram observadas as larvas em estágio juvenil. Todos os estágios foram encontrados em uma única espécie de Ostracoda. Os estágios larvais foram descritos morfologicamente e comparados com outras espécies da família Neoechinorhynchidae com ciclos de vida já descritos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 578.65 L892c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2017-0324

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2017

Foi descrito o ciclo de vida de Neoechinorhynchus (Neoechinorhynchus) buttnerae, parasita de Colossoma macropomum, baseado na descrição morfológica de seus estágios larvais e identificação de seu hospedeiro intermediário. Foram coletadas amostras de plâncton de um viveiro escavado no município Rio Preto da Eva, Amazonas, Brasil. Foram analisados exemplares de C. macropomum parasitados para coleta dos adultos de N (N.) buttnerae e avaliar o parasitismo e os índices parasitários. Todos os peixes necropsiados estavam parasitados N. (N.) buttnerae. O hospedeiro intermediário de N (N.) buttnerae foi uma espécie de Ostracoda. Para a descrição dos estágios larvais de N. (N.) buttnerae foi utilizado método experimental em laboratório. Foi encontrado um total de onze estágios larvais, uma fase de acântor, e dez fases de acantela e o 11º estágio o infectante. Tentativas de se cultivar o Ostracoda até o desenvolvimento da larva em estágio infectante falharam, sendo cultivado até no máximo 26 dias, onde foram observadas as larvas em estágio juvenil. Todos os estágios foram encontrados em uma única espécie de Ostracoda. Os estágios larvais foram descritos morfologicamente e comparados com outras espécies da família Neoechinorhynchidae com ciclos de vida já descritos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha