Anatomia de sementes e plântulas de Dipteryx odorata (aubl.) Wild. (Fabaceae), como contribuição ao estudo farmacognóstico de plantas da região amazônica / Débora Teixeira Ohana.

Por: Ohana, Débora TeixeiraDetalhes da publicação: 1998Notas: 61 : il.fAssunto(s): Cumaru -- Anatomia | Farmacognosia | Plantas medicinais -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 583.322 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 1998. Sumário: Dipteryx odorata (Aubl.) Willd. (Fabaceae) é popularmente conhecida como cumaru. Suas sementes são utilizadas pela população, por seus efeitos terapêuticos, dados pela cumarina e pela produção de óleos. Realizou-se um estudo anatômico de sementes e plântulas de seis indivíduos desta espécie através de cortes histológicos transversais e longitudinais, considerando-se o tegumento, embrião, raiz, hipocótilo e epicótilo. Do limbo foliolar das plântulas, foi feita a dissociação das epidermes para a obtenção de médias estomáticas. Foram acrescentadas informações acerca do processo germinativo e caracteres macroscópicos das sementes e plântulas, onde determinou-se o peso da matéria fresca e as dimensões de 100 sementes. O tegumento seminal apresenta cutícula delgada e lisa, macroesclereídeos, osteoesclereídeos, mesofilo interno e membrana basal. O embrião constitui-se de dois cotilédones e eixo embrionário retilíneo, formado por plúmula, epicótilo e radícula. A plântula estabelecida possui crescimento secundário na região central vascular de todos os órgãos e início da diferenciação da periderme na raiz e hipocótilo; o limbo foliolar é dorsiventral e hipoestomático.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Não existem exemplares físicos para este registro

Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 1998.

Dipteryx odorata (Aubl.) Willd. (Fabaceae) é popularmente conhecida como cumaru. Suas sementes são utilizadas pela população, por seus efeitos terapêuticos, dados pela cumarina e pela produção de óleos. Realizou-se um estudo anatômico de sementes e plântulas de seis indivíduos desta espécie através de cortes histológicos transversais e longitudinais, considerando-se o tegumento, embrião, raiz, hipocótilo e epicótilo. Do limbo foliolar das plântulas, foi feita a dissociação das epidermes para a obtenção de médias estomáticas. Foram acrescentadas informações acerca do processo germinativo e caracteres macroscópicos das sementes e plântulas, onde determinou-se o peso da matéria fresca e as dimensões de 100 sementes. O tegumento seminal apresenta cutícula delgada e lisa, macroesclereídeos, osteoesclereídeos, mesofilo interno e membrana basal. O embrião constitui-se de dois cotilédones e eixo embrionário retilíneo, formado por plúmula, epicótilo e radícula. A plântula estabelecida possui crescimento secundário na região central vascular de todos os órgãos e início da diferenciação da periderme na raiz e hipocótilo; o limbo foliolar é dorsiventral e hipoestomático.

Orientador: Mendonça, Maria Sílvia de.

Área de concentração: Botânica.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha