Práticas agroecológicas para o manejo da mancha-alvo do tomateiro, causada por Corynespora Cassiicola (Berk. e Curt.). Wei. / Juziele de Souza Barbosa.

Por: Barbosa, Juziele de SouzaColaborador(es):Noda, Hiroshi [Orientador] | Coelho Netto, Rosalee Albuquerque [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2016Notas: 78f.: il.,color.; 30cmAssunto(s): TomateClassificação Decimal de Dewey: 635.642 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2016 Sumário: A "Mancha-alvo” causada por Corynespora cassiicola (Berk. e Curt.) Wei., é a doença aérea mais importante do tomateiro na região do norte do Brasil, afetando folhas, caules e frutos. O experimento foi conduzido na Estação Experimental de Hortaliças Dr Alejo von der Pahlen, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O ensaio foi conduzido em parcelas sub-sub-subdivididas com 36 tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: I) Serragem mais Bacillus cereus; II) Serragem mais Trichoderma harzianum; III) Somente serragem (controle). Em nível de sub-parcela foi estimado os efeitos do manejo das plantas: I) Plantas sem manejo; II) desbaste de ramos laterais e III) Retiradas de folhas com sintomas da doença. Em nível de parcelas sub-sub-divididas foram estimados os efeitos devido aos tratamentos: I) Pulverização com fungicida a base de estrobirulina (Cabrio® Top 2 g/l água): II) Pulverização com biofertilizante aeróbica (Biof. aeróbico 1l/ 10 l água); III) pulverização com silicato de cálcio (Barrier® Cosmoce 2 ml/ 1l água); IV) Pulverização com água (controle). O tratamento de cobertura não foi significativo no ID da mancha-alvo. Os agentes biológicos não foram eficientes no controle da doença. Entretanto, o T. harzianum refletiu no caractere de produção. O tratamento de manejo foi significativo no ID e caractere de produção, atribuído menor ID às plantas submetidas à desbrota e eliminação das folhas com sintomas da doença. Entretanto, as plantas sem manejos apresentaram maior produtividade, além, do incremento de frutos comercias. As plantas pulverizadas com fungicidas apresentaram menor ID e taxa de infecção (r), da mancha-alvo, com incremento na produção de frutos. As plantas pulverizadas com silicato de cálcio tiveram incremento na produção de frutos comerciais, quando comparado com as plantas pulverizadas com água. Não foram observados efeitos significativos do biofertilizante sobre o ID e caracteres de produção dos tomateiros.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 634.642 B238p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2017-0230

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2016

A "Mancha-alvo” causada por Corynespora cassiicola (Berk. e Curt.) Wei., é a doença aérea mais importante do tomateiro na região do norte do Brasil, afetando folhas, caules e frutos. O experimento foi conduzido na Estação Experimental de Hortaliças Dr Alejo von der Pahlen, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O ensaio foi conduzido em parcelas sub-sub-subdivididas com 36 tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram: I) Serragem mais Bacillus cereus; II) Serragem mais Trichoderma harzianum; III) Somente serragem (controle). Em nível de sub-parcela foi estimado os efeitos do manejo das plantas: I) Plantas sem manejo; II) desbaste de ramos laterais e III) Retiradas de folhas com sintomas da doença. Em nível de parcelas sub-sub-divididas foram estimados os efeitos devido aos tratamentos: I) Pulverização com fungicida a base de estrobirulina (Cabrio® Top 2 g/l água): II) Pulverização com biofertilizante aeróbica (Biof. aeróbico 1l/ 10 l água); III) pulverização com silicato de cálcio (Barrier® Cosmoce 2 ml/ 1l água); IV) Pulverização com água (controle). O tratamento de cobertura não foi significativo no ID da mancha-alvo. Os agentes biológicos não foram eficientes no controle da doença. Entretanto, o T. harzianum refletiu no caractere de produção. O tratamento de manejo foi significativo no ID e caractere de produção, atribuído menor ID às plantas submetidas à desbrota e eliminação das folhas com sintomas da doença. Entretanto, as plantas sem manejos apresentaram maior produtividade, além, do incremento de frutos comercias. As plantas pulverizadas com fungicidas apresentaram menor ID e taxa de infecção (r), da mancha-alvo, com incremento na produção de frutos. As plantas pulverizadas com silicato de cálcio tiveram incremento na produção de frutos comerciais, quando comparado com as plantas pulverizadas com água. Não foram observados efeitos significativos do biofertilizante sobre o ID e caracteres de produção dos tomateiros.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha