Distribuição de mating-type em Fusarium decemcellulare Brinck agente causal de superbrotamento em guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis H.B.K.)/ Vanessa Kellen de Souza Siqueira

Por: Siqueira, Vanessa Kellen de SouzaColaborador(es):Silva, Gilvan Ferreira da [Orientador] | Hanada, Rogério Eiji [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus 2016Notas: XII,64 p. il. colorAssunto(s): Doenças de Plantas | Superbrotamento | GuaranáClassificação Decimal de Dewey: 632 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2016 Sumário: Fusarium decemcellulare é o agente causal de superbrotamento em guaranazeiro, atualmente uma das principais doenças fúngicas da cultura no Estado do Amazonas. Embora considerada zona sem ocorrência da doença por anos, em 2013 foi detectada pela primeira vez no Estado da Bahia, principal produtor de guaraná no Brasil. Dependendo do tecido atacado, o superbrotamento apresenta três diferentes sintomas: galhas no caule, multiplicação das gemas vegetativas e hipertrofia floral. Considerada por muitos anos uma doença secundária e sem importância para a cultura do guaranazeiro, poucos estudos foram realizados sobre este patossistema nos últimos 30 anos. A análise da distribuição na população dos idiomorfos MAT-1 e MAT-2 é fundamental para a inferência da dinâmica e do potencial de variação genética de um patógeno e o grau de risco para o hospedeiro. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição de mating-type em F. decemcellulare e estimar o número efetivo da população do patógeno nas principais áreas produtoras de guaraná no estado do Amazonas. Dos diferentes sintomas de superbrotamento em guaranazeiro, foram obtidos e caracterizados 285 isolados. Destes 165 apresentaram o idiomorfo MAT-1 e 120 MAT-2. Diferente de outras espécies hospedeiras de F. decemcellulare, em guaranazeiro não houve ocorrência de isolados homotálicos e a maioria dos municípios produtores de guaraná analisados apresentaram número efetivo de população superior a 80%, mostrando um equilíbrio na frequência dos idiomorfos MAT-1 e MAT-2, sugerindo a possibilidade de reprodução sexuada no campo.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 632 S615d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2017-0070

Dissertação (mestre) - INPA, 2016

Fusarium decemcellulare é o agente causal de superbrotamento em guaranazeiro, atualmente uma das principais doenças fúngicas da cultura no Estado do Amazonas. Embora considerada zona sem ocorrência da doença por anos, em 2013 foi detectada pela primeira vez no Estado da Bahia, principal produtor de guaraná no Brasil. Dependendo do tecido atacado, o superbrotamento apresenta três diferentes sintomas: galhas no caule, multiplicação das gemas vegetativas e hipertrofia floral. Considerada por muitos anos uma doença secundária e sem importância para a cultura do guaranazeiro, poucos estudos foram realizados sobre este patossistema nos últimos 30 anos. A análise da distribuição na população dos idiomorfos MAT-1 e MAT-2 é fundamental para a inferência da dinâmica e do potencial de variação genética de um patógeno e o grau de risco para o hospedeiro. Este trabalho teve como objetivo analisar a distribuição de mating-type em F. decemcellulare e estimar o número efetivo da população do patógeno nas principais áreas produtoras de guaraná no estado do Amazonas. Dos diferentes sintomas de superbrotamento em guaranazeiro, foram obtidos e caracterizados 285 isolados. Destes 165 apresentaram o idiomorfo MAT-1 e 120 MAT-2. Diferente de outras espécies hospedeiras de F. decemcellulare, em guaranazeiro não houve ocorrência de isolados homotálicos e a maioria dos municípios produtores de guaraná analisados apresentaram número efetivo de população superior a 80%, mostrando um equilíbrio na frequência dos idiomorfos MAT-1 e MAT-2, sugerindo a possibilidade de reprodução sexuada no campo.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha