A pontecialidade da guarda municipal como agente de educação ambiental: (Registro n. 4804)

000 -LEADER
fixed length control field 03298cam a2200253 a 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 0014251
003 - INDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
Campo de controle BR-MnINPA
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO
Campo de controle 20190416134751.0
008 - CAMPOS FIXOS DE DADOS - INFORMAÇÕES GERAIS
fixed length control field 150622s2015 bl|||||||||||||||||por|u
082 ## - DEWEY DECIMAL CLASSIFICATION NUMBER
CDD 372.357
Edição CDD 19
090 ## - NÚMERO DE CHAMADA
Classificação T372.357
Cutter S586p
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Silva, Ygor Felipe Távora da.
Fuller form of name Ygor Felipe Távora da Silva
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal A pontecialidade da guarda municipal como agente de educação ambiental:
Subtítulo a formação de um programa piloto no Parque Nascente do Mindu e Parque do Mindu /
Indicação de responsabilidade Ygor Felipe Távora da Silva
260 ## - IMPRENTA
Lugar de publicação, distribuição, etc. Manaus:
Nome do editor, distribuidor, etc. [s.n.],
Data de publicação, distribuição, etc. 2015.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão vi, 44 f. :
Outros detalhes físicos il.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação
Tipo de grau (mestrado)-
Nome da Instituição onde se graduou INPA,
Ano em que se graduou 2015.
520 ## - NOTA DE RESUMO
Nota de resumo Com o crescimento populacional e a acentuação das degradações ambientais, novos aspectos legais e constitucionais garantiram ferramentas que fomentassem a mitigação dos impactos ocasionados pela interação humana com o Meio Ambiente. Na tentativa de proteção e conservação dos Recursos naturais, a prática de políticas públicas educativas assegura um prisma fundamental na visão preventiva realizada pela Administração Pública, principalmente através da Educação Ambiental, por refletir e objetivar uma conscientização nos diversos níveis de educação, ultrapassando os limites acadêmicos e permitindo a atuação de novos agentes educadores, por meio de uma interação direta com a comunidade, transmitindo um conhecimento empírico, local e tradicional dentro das Unidades de Conservação. No entanto, devido à significativa massa populacional presente nos grandes centros urbanos, é quase inexpressivo, a educação ambiental centralizada por um único órgão gestor, devendo permitir, na esfera municipal, a interação de todos os atores responsáveis pela proteção do patrimônio público, em especial, pela atuação preventiva de Instituições como a Guarda Municipal de Manaus, responsável, inclusive pelo Meio Ambiente urbano, como disposto pela própria Lei Orgânica do Município, que assevera a formação de um corpo especializado para salvaguardar o patrimônio ambiental e viabiliza legalmente a formação de agentes educadores dentro das Unidades de Conservação Municipais. O presente trabalho objetiva realizar uma análise do cenário ambiental focado nas atividades educacionais desenvolvidas pelas Instituições Municipais dentro das UCs ao passo que propõe uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Guarda Municipal de Manaus. O estudo foi desenvolvido por meio de dados coletados in loco, entrevistas feitas com os gestores dos Parques do Mindu e Nascentes do Mindu, diretor da Guarda Municipal, guardas municipais e Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, bem como, foram utilizadas legislações, conceitos teóricos e análises críticas para a fundamentação legal e teórica na proposta de uma minuta de termo de cooperação técnica.
590 ## - NOTA LOCAL
Nota local Área de concentração: Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia.
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Educação
Subdivisão geral Ambiental
Subdivisão geográfica Parque do Mindu
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Degradações
Subdivisão geográfica Parque do Mindu
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Pereira, Henrique dos Santos.
Termo relacionador Orientador
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Schweickardt, Kátia Helena Serafina.
Termo relacionador Coorientadora
942 ## - ENTRADA ADICIONAL (KOHA)
Tipo de material Dissertação
Source of classification or shelving scheme
Exemplares
Item perdido Não pode ser emprestado Origem Número de chamada Tombo Tipo de material
    Biblioteca INPA T372.357 S586p INPA.20015.19452 Livro

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