Programa de educação ambiental para o parque florestal Quedas do Rio Bonito, Lavras-MG / (Registro n. 4662)

000 -LEADER
fixed length control field 04026nam a2200217 a 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 0001209
003 - INDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
Campo de controle BR-MnINPA
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO
Campo de controle 20190416134715.0
008 - CAMPOS FIXOS DE DADOS - INFORMAÇÕES GERAIS
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082 ## - DEWEY DECIMAL CLASSIFICATION NUMBER
CDD 372.357
Edição CDD 19
090 ## - NÚMERO DE CHAMADA
Classificação T 372.357
Cutter F224p
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Faria, Regiane Aparecida Vilas Bôas
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Programa de educação ambiental para o parque florestal Quedas do Rio Bonito, Lavras-MG /
Indicação de responsabilidade Regiane Aparecida Vilas Bôas Faria.
260 ## - IMPRENTA
Data de publicação, distribuição, etc. 1999.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 217 p.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação
Tipo de grau (mestrado)-
Nome da Instituição onde se graduou Universidade Federal de Lavras,
Ano em que se graduou 1999.
520 ## - NOTA DE RESUMO
Nota de resumo As mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos tiveram como conseqüência um aumento da preocupação com a questão ambiental, o que provocou uma maior demanda de atividades de educação ambiental desenvolvidas em áreas naturais. Assim, a presente dissertação teve como objetivos levantar informações dos visitantes do Parque Florestal Quedas do Rio Bonito, da população da cidade de Lavras, MG (zonas rural e urbana) e de técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) de modo a oferecer subsídios à elaboração de programas de Educação Ambiental para o Parque. Os dados foram coletados através de questionários semi-estraturados, grupo focal e entrevista em profundidade. Os resultados indicaram, no capítulo l, que os visitantes do Parque encontram-se na faixa etária inferior a 10 anos e de 21 a 30 anos, apresentam renda mensal de até 3 salários mínimos e pertencem à classe de trabalhadores de serviços. Os visitantes tomaram conhecimento do Parque através de amigos ou parentes e os motivos das visitas foram a busca do lazer. Os frequentadores desenvolvem atividades como descanso, natação e caminhadas e consideraram como os maiores atrativos a cachoeira e o lago artificial. Com relação à infra-estrutura, foi sugerida a construção de lanchonete e sanitários. Os resultados do capítulo 2 indicaram uma comunidade que busca compreender o que é um ambiente como o Parque e quais deveriam ser suas atividades no local. A possibilidade de participar de atividades educativas e recreativas, foi mencionada como forma de atração e como motivos da visita ao Parque, está a curiosidade em conhecer o local e suas obras de infra-estrutura; o contato com áreas verdes e a falta de pontos turísticos na cidade de Lavras. O programa de educação ambiental a ser elaborado para o Parque deve prescrever uma ação recreativa e de orientação, buscando oferecer atividades as mais diversas possíveis, levando em conta uma infra-estrutura que ofereça maior aproveitamento por parte dos visitantes, respeitando o plano de manejo. Os resultados do capítulo 3 evidenciaram que os produtores rurais possuem a 4ª série do ensino fundamental e uma renda mensal em torno de 3 salários mínimos. Os filhos possuem nível de escolaridade distribuídos nos primeiro e segundo graus e a faixa etária dos alunos entrevistados está entre 11 e 14 anos. A área de terra disponível para os agricultores é inferior a 10 hectares, a maior parte das propriedades se encontram na classe de declividade moderada e a base da economia é a atividade leiteira. Além do leite como produto comercializável, verificaram-se outras atividades, tais como cafeicultura, fruticultura, pecuária e olericultura. A produção para subsistência é obtida através dos seguintes alimentos: feijão, milho, arroz e verduras. Observou-se preocupação pequena por parte dos produtores rurais com relação à praticas de conservação do solo e cuidados de higiene durante a ordenha. O programa de educação ambiental a ser elaborado para o Parque deverá ser voltado aos diferentes públicos a serem atingidos com atividades específicas de maneira que possa gerar um nível maior de conhecimento e uma melhor qualidade de vida nas pessoas, além de contribuir para a conservação da área.
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Educação ambiental
Subdivisão geográfica Lavras (MG).
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Davide, Antonio Claudio.
Termo relacionador Orientador
942 ## - ENTRADA ADICIONAL (KOHA)
Tipo de material Dissertação
Source of classification or shelving scheme
Exemplares
Item perdido Não pode ser emprestado Origem Número de chamada Tombo Tipo de material
    Biblioteca INPA T 372.357 F224p 00-0258 Livro

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