000 -LEADER |
fixed length control field |
04026nam a2200217 a 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
0001209 |
003 - INDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE |
Campo de controle |
BR-MnINPA |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO |
Campo de controle |
20190416134715.0 |
008 - CAMPOS FIXOS DE DADOS - INFORMAÇÕES GERAIS |
fixed length control field |
141006s1999 bl|||||||||||||||||por|u |
082 ## - DEWEY DECIMAL CLASSIFICATION NUMBER |
CDD |
372.357 |
Edição CDD |
19 |
090 ## - NÚMERO DE CHAMADA |
Classificação |
T 372.357 |
Cutter |
F224p |
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Faria, Regiane Aparecida Vilas Bôas |
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Programa de educação ambiental para o parque florestal Quedas do Rio Bonito, Lavras-MG / |
Indicação de responsabilidade |
Regiane Aparecida Vilas Bôas Faria. |
260 ## - IMPRENTA |
Data de publicação, distribuição, etc. |
1999. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
217 p. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
Nota de dissertação ou tese |
Dissertação |
Tipo de grau |
(mestrado)- |
Nome da Instituição onde se graduou |
Universidade Federal de Lavras, |
Ano em que se graduou |
1999. |
520 ## - NOTA DE RESUMO |
Nota de resumo |
As mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos tiveram como conseqüência um aumento da preocupação com a questão ambiental, o que provocou uma maior demanda de atividades de educação ambiental desenvolvidas em áreas naturais. Assim, a presente dissertação teve como objetivos levantar informações dos visitantes do Parque Florestal Quedas do Rio Bonito, da população da cidade de Lavras, MG (zonas rural e urbana) e de técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) de modo a oferecer subsídios à elaboração de programas de Educação Ambiental para o Parque. Os dados foram coletados através de questionários semi-estraturados, grupo focal e entrevista em profundidade. Os resultados indicaram, no capítulo l, que os visitantes do Parque encontram-se na faixa etária inferior a 10 anos e de 21 a 30 anos, apresentam renda mensal de até 3 salários mínimos e pertencem à classe de trabalhadores de serviços. Os visitantes tomaram conhecimento do Parque através de amigos ou parentes e os motivos das visitas foram a busca do lazer. Os frequentadores desenvolvem atividades como descanso, natação e caminhadas e consideraram como os maiores atrativos a cachoeira e o lago artificial. Com relação à infra-estrutura, foi sugerida a construção de lanchonete e sanitários. Os resultados do capítulo 2 indicaram uma comunidade que busca compreender o que é um ambiente como o Parque e quais deveriam ser suas atividades no local. A possibilidade de participar de atividades educativas e recreativas, foi mencionada como forma de atração e como motivos da visita ao Parque, está a curiosidade em conhecer o local e suas obras de infra-estrutura; o contato com áreas verdes e a falta de pontos turísticos na cidade de Lavras. O programa de educação ambiental a ser elaborado para o Parque deve prescrever uma ação recreativa e de orientação, buscando oferecer atividades as mais diversas possíveis, levando em conta uma infra-estrutura que ofereça maior aproveitamento por parte dos visitantes, respeitando o plano de manejo. Os resultados do capítulo 3 evidenciaram que os produtores rurais possuem a 4ª série do ensino fundamental e uma renda mensal em torno de 3 salários mínimos. Os filhos possuem nível de escolaridade distribuídos nos primeiro e segundo graus e a faixa etária dos alunos entrevistados está entre 11 e 14 anos. A área de terra disponível para os agricultores é inferior a 10 hectares, a maior parte das propriedades se encontram na classe de declividade moderada e a base da economia é a atividade leiteira. Além do leite como produto comercializável, verificaram-se outras atividades, tais como cafeicultura, fruticultura, pecuária e olericultura. A produção para subsistência é obtida através dos seguintes alimentos: feijão, milho, arroz e verduras. Observou-se preocupação pequena por parte dos produtores rurais com relação à praticas de conservação do solo e cuidados de higiene durante a ordenha. O programa de educação ambiental a ser elaborado para o Parque deverá ser voltado aos diferentes públicos a serem atingidos com atividades específicas de maneira que possa gerar um nível maior de conhecimento e uma melhor qualidade de vida nas pessoas, além de contribuir para a conservação da área. |
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Educação ambiental |
Subdivisão geográfica |
Lavras (MG). |
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Davide, Antonio Claudio. |
Termo relacionador |
Orientador |
942 ## - ENTRADA ADICIONAL (KOHA) |
Tipo de material |
Dissertação |
Source of classification or shelving scheme |
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