Sistemas socioecológicos em comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes e projeto de assentamento, na bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, Acre, Brasil :

Sousa, Mágda Vanessa Martins de

Sistemas socioecológicos em comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes e projeto de assentamento, na bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, Acre, Brasil : diagnóstico participativo sobre usos e impactos diferenciados sobre os recursos naturais / Mágda Vanessa Martins de Sousa. - Manaus : [s.n], 2012. - 103 f. : il. color.

Dissertação (mestrado) --- INPA, Manaus, 2012.

O objetivo deste estudo foi analisar como dois diferentes sistemas - seringal e assentamento - exercem impactos diferenciados sobre os recursos naturais na bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla. A pesquisa foi realizada na porção do Projeto de Assentamento Oriente localizada no município de Rio Branco e no Seringal Boa Vista, localizado no município de Xapuri, na Reserva Extrativista Chico Mendes, ambas as áreas localizadas no Estado do Acre. Este trabalho foi desenvolvido de acordo com os princípios da pesquisa qualitativa que permitiu a participação dos atores envolvidos das áreas estudadas durante todas as etapas do diagnóstico. Compreendeu um conjunto de diferentes técnicas, que foram utilizadas para diagnosticar e interpretar os usos atuais dos recursos naturais das comunidades estudadas. As principais ferramentas participativas utilizadas no diagnóstico foram: entrevistas semi-estruturadas com grupos foco, calendário sazonal, diagrama histórico, diagrama de Venn, árvore de problemas-causa-efeito e planilhas sobre vegetação, fauna e pesca. Os resultados mostraram impactos ambientais ocasionados por ambas às áreas de estudo sobre os recursos naturais, entretanto, estes impactos foram mais expressivos no Projeto de Assentamento Oriente.


Assentamento--Impacto ambiental.
Seringais--Impacto ambiental.
Recursos naturais--Rio Branco (AC).

333.71

T 333.71 / S725s

Powered by Koha