Aspectos do conhecimento etnoictiológico de pescadores citadinos profissionais e ribeirinhos na pesca comercial da Amazônia Central /

Lima, Liane Galvão de

Aspectos do conhecimento etnoictiológico de pescadores citadinos profissionais e ribeirinhos na pesca comercial da Amazônia Central / Liane Galvão de Lima. - 2003. - xv, 116 f. : il.

Dissertação (mestrado)--Universidade do Amazonas, Manaus, 2003.

A pesca representa a atividade profissional mais tradicional da região amazônica, desempenhando papel importante na economia e no processo de ocupação humana na região. Também é considerado um elemento importante da cultura regional, a qual se torna depositária de informações da dinâmica dos recursos e do ambiente aquático. Nesse contexto, o conhecimento do pescador ribeirinho, comercial e de subsistência, e do pescador citadino profissional a respeito à biologia e ecologia dos peixes, fornece informações de grande utilidade no desenvolvimento de pesquisa no campo da ictiologia, e assim, este conhecimento etnoictiológico pode ser útil para o desenvolvimento do manejo integrado e participativo dos recursos naturais na região. O presente trabalho tem por objetivo comparar o conhecimento tradicional ecológico e biológico sobre os peixes, que possuem os pescadores profissionais citadinos e pescadores ribeirinhos de subsistência da Amazônia Central, com o conhecimento científico disponível. O estudo foi conduzido no porto de desembarque de Manaus e na área rural de Manacapuru. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas semi­estruturadas, aplicadas individualmente, contendo perguntas objetivas e subjetivas, abordando aspectos biológicos e ecológicos de seis tipos de peixes: aruanã, pirarucu, tucunaré, curimatã, jaraqui e tambaqui. Foram entrevistados 57 pescadores, sendo 31 citadinos e 26 ribeirinhos. As maiores congruências entre o conhecimento tradicional e científico dizem a respeito ao ciclo reprodutivo dos peixes: os aspectos de tamanho da primeira e completa maturação, épocas e áreas de desovas, e cuidados parentais, bem como nos aspectos de alimentação, predação, migração, mortalidade e recrutamento. Idade de primeira e completa maturação, crescimento, fecundidade e tipo de desova, foram os aspectos que os pescadores, de um modo geral, demonstraram maior desconhecimento.


Conhecimento tradicional--Amazonas.
Etnoecologia--Amazonas.
Ecologia humana--Amazonas.
Pescadores--Amazonas.

304.209811

T 304.209811 / L732a

Powered by Koha