Efeitos da inoculação de micorriza VA no crescimento e nodulação de Vigna unguiculata (L.) Walp. em três solos de terra firme /

La Torraca, Suely Maria

Efeitos da inoculação de micorriza VA no crescimento e nodulação de Vigna unguiculata (L.) Walp. em três solos de terra firme / Suely Maria La Torraca. - Manaus [s.n.] 1979. - 55 f.

Dissertação

Em três solos de terra firme de baixa fertilidade, onde normalmente o crescimento e a nodulação das leguminosas são inferiores a de outros solos mais férteis da região, foram montados dois experimentos, sobre inoculação de microorganismos, com duas variedades de Vigna unguiculata (L.) Walp. O principal objetivo era avaliar se o aumento da percentagem de infecção de raízes por micorrizas VA, com o aumento da densidade de hifas e esporos desse microorganismo no solo, através de inoculação de raiz e solo infectado, afetaria a absorção de fósforo da leguminosa hospedeira, favorecendo as duas simbioses: micorriza e nodulação. Inicialmente, no Colégio Agrícola e SEPROR-INPA, plantas inoculadas com Rhizobium, na presença ou não de inóculo de raiz-solo de gramínea, tiveram diferentes características de crescimento, nodulação e infecção de raízes por VA, avaliadas em relação a tratamentos envolvendo calagem e superfosfato triplo. Posteriormente, no Campo Experimental da V-8, plantas de uma outra variedade de Vigna, também inoculadas com Rhizobium e inoculadas ou não com raízes-solo infectadas com VA nativas de outra espécie de gramínea, tiveram analisados os mesmos parâmetros do experimento I, acrescidos de dados de produção de sementes. Nesse experimento, os efeitos da dupla inoculação em Vigna foram estudadas em tratamentos com doses de superfosfato triplo variando de zero a 180 kg/ha e níveis constantes de calagem, cloreto de potássio e micronutrientes.


Feijão caupi--Crescimento.
Micorriza vesículo-arbuscular.

589.2

T 589.2 / L358e

Powered by Koha