Flebotomíneos (diptera: psychodidae) em fragmentos florestais, áreas domiciliares e peridomiciliares em Manaus, Amazonas, Brasil: riqueza de espécies, abundância, infecção natural por trypanosomatidae (kinetopladida)

Silva, Maria de Nazaré Tavares da

Flebotomíneos (diptera: psychodidae) em fragmentos florestais, áreas domiciliares e peridomiciliares em Manaus, Amazonas, Brasil: riqueza de espécies, abundância, infecção natural por trypanosomatidae (kinetopladida) - Manaus INPA, 2006 - 137f.: il.,color



A ocorrência de LTA em Manaus, está intimamente ligada ao processo de domiciliação dos insetos vetores ocasionados pelas consequências das alterações ambientais dos fragmentos florestais em áreas urbanas. Esta pesquisa tem por objetivo determinar a riqueza de espécies, abundância, similaridade e a taxa de infecção natural dos flebotomíneos que foram coletados nos fragmentos florestais e áreas habitacionais nas Comunidade Hiléia, Cidade de Deus e São João, no Município de Manaus/AM. Foram realizadas coletas mensais, utilizando armadilhas luminosas do tipo CDC, durante 24 meses consecutivos, nos quais foram coletados 26.217 espécimes de flebotomíneos, distribuídos em 48 espécies, pertencentes aos gêneros Brumptomyia e Lutzomyia, sendo que o último apresentou–se com 47 espécies distribuídas em dez subgêneros e quatro grupos. Do total de espécimes coletados, 9.431 (35,98%) foram capturados na Comunidade São João, 7.518 (28,6%) na Cidade de Deus e 9.268 (35,42%) no Hiléia. Nas três áreas a espécie Lutzomyia umbratilis foi a mais abundante. Os flebotomíneos foram coletados durante o período de janeiro de 2002 a dezembro de 2003, apresentaram picos populacionais nos meses de janeiro e março, com menor frequência no mês de junho e julho. A maioria das espécies coletadas foram capturadas na floresta em maior frequência em CDC 1m, a menor frequência ocorreu no intradomicílio.


Flebotomíneos

595.77

T 595.77 / S586f

Powered by Koha